Biblioteca Municipal da Lourinhã

Lourinhã
Book and thought
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A Biblioteca Municipal da Lourinhã (BMLOU) nasce no século XX de uma parceria entre a então Rede de Bibliotecas da Fundação Calouste Gulbenkian e a Câmara Municipal da Lourinhã, tendo sido inaugurada a 2 de junho de 1965, com o nome de "Biblioteca Fixa nº 92" da FCG. 

Encontrava-se situada na Rua Miguel Bombarda, no 1º esquerdo (edifício já não existente), possuía duas salas, a primeira dedicada à Biblioteca e a segunda aos Serviços Internos.

 
Em outubro de 1985, a Biblioteca mudou-se para a Rua António Pinheiro de Andrade, para um espaço maior, que possuía uma sala, mas a coleção era ainda totalmente composta por livros.

 
Entre abril de 1991 e maio de 2013, a BMLOU situou-se na Rua João Luís de Moura, inserida no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira.
 
Em 2002, a Fundação Gulbenkian terminou as suas funções como entidade responsável pela gestão, aquisição e tratamento técnico dos documentos, tendo acabado com a sua Rede de Bibliotecas Fixas e Itinerantes e respetivos Serviços. Essa tarefa e responsabilidade passou para os Municípios e para a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas. Neste contexto, foram transferidas todas estas responsabilidades para o Município da Lourinhã, mudando, igualmente, o nome de Biblioteca Fixa nº 92 para Biblioteca Municipal da Lourinhã.
 
No dia 26 de junho de 2013 a Biblioteca Municipal passou para um novo espaço, pensado de raiz e que se encontra aberto desde esta data, na atual morada - Rua Miguel Bombarda.
 
 

Contacts

Address

Rua Miguel Bombarda N.º 23

2530-161 Lourinhã

Other information

Consulta de Documentos: Catálogo