A Matéria Cíclica proporciona plataformas, ferramentas e estratégias para uma transição para uma cultura mais ecocêntrica.
Especializamo-nos em arte contemporânea e pesquisa, e gostamos acima de tudo conhecimento prático. Cooperação é a máxima que aprendemos com a Natureza que implementamos, com uma atitude transdisciplinar.
John Latham acreditava que devem ser dadas oportunidades aos artistas de atuarem com o seu conhecimento em áreas de conhecimento alheias. Nós apoiamos. Nós publicamos e expomos investigações com autores e artistas no campo da prática artística e humanidades ambientais, com uma prática curatorial que mostra a região local através do nosso programa de pesquisa, e o global através da arte que nós selecionamos. Criamos um espaço em que artistas locais, nacionais e internacionais se cruzam e trocam ideias.
Ao trabalhar nos assuntos urgentes da nossa época como ética no consumismo, especialmente relacionada com a comida que comemos, focamo-nos na aprendizagem e partilha de competências. Também trabalhamos em valores como a tolerância e inclusividade ao cooperarmos com indivíduos, organizações, corporações e órgãos governamentais transversalmente.