Património Histórico - Grupo de Estudos

Caldas da Rainha
Meetings Heritage| Association Authors and research

A associação Património Histórico PH – Grupo de Estudos, com sede nas Caldas da Rainha, na Rua Vitorino Frois, Praça da Universidade, Pólo 1, iniciou a sua atividade em 1990 como unidade de produção cultural da Casa da Cultura. Adquiriu estatuto jurídico autónomo em 1993, passando a ter sede na Capela de São Sebastião, Rua José Malhoa, nas Caldas da Rainha. Ao longo deste tempo, tem-se dedicado à promoção, valorização e defesa do património, bem como ao seu estudo rigoroso, na região em que se insere.

A ação da associação tem-se pautado pela colaboração com entidades públicas e privadas, com destaque para a prestação de serviços ao nível da inventariação patrimonial, da organização de arquivos documentais, da realização de pesquisas e da publicação de estudos de carácter histórico e cultural. Além disso, tem-se caracterizado por dinamizar ações de formação que permitam o conhecimento e valorização do património local e regional, bem como por promover iniciativas suscetíveis de interessar públicos diversificados, tais como cursos, colóquios, conferências e exposições.

O incentivo à participação cívica e à responsabilização de todos e de cada um nos assuntos de âmbito patrimonial e do seu significado, atualmente muito alargado, têm norteado o caminho percorrido e manter-se-ão como desígnio orientador. Partilhamos a conceção que Simon Thurley manifestou ao Jornal Público, em 22 de março de 2005: “Há dois erros comuns no que diz respeito ao património. O primeiro é pensar que é sobre os edifícios – é sobre as pessoas e o que elas investem nos tijolos. O segundo é pensar que é sobre o passado – é sobre o futuro, o que poderá ficar depois de nós desaparecermos.”

Contacts

Address

Rua Vitorino Fróis, Praça da Universidade Polo 1
2500 - 256 Caldas da Rainha
Portugal