Rancho Típico de Alvorge

Ansião
Dance Ethnography / folklore
O Rancho Típico de Alvorge, pertence à Secção de Folclore do Centro Social, Cultural e Recreativo de Alvorge e teve a sua fundação no ano de 1984, por iniciativa de um grupo de pessoas que sentiam que as tradições da região deviam ser preservadas e divulgadas.
 
Com tal objectivo foi efectuada uma exaustiva recolha de património original e recolha de tradições que hoje se podem apreciar nas representações deste grupo.
 
Este Rancho pretende representar, com a maior fidelidade possível, a forma como o povo deste região trajava, cantava e dançava nos finais do século XIX.
 
Assim, relativamente a trajes, este grupo tem em seu poder, devidamente preservados, vários trajes originais, dos quais foram feitas cópias, estando representados trajes domingueiros, entre eles, vários de lavradores abastados e senhoriais, trajes de trabalho de verão e de inverno.
 
O Rancho Típico de Alvorge é filiado na Federação de Folclore Português desde 1999, sendo ainda associado da Associação Folclórica  da Região de Leiria e Alta Estremadura.
 
Desde a sua fundação tem vindo a exercer uma actividade permanente  e cada vez mais intensa na prossecução de um dos seus objectivos principais, a divulgação do seu trabalho de recolha das tradições da região onde está inserido. Nesta vertente, tem um vasto curriculo de actuações por todo o país e no estrangeiro, nomeadamente em Espanha, França, Luxemburgo, Alemanha e Itália, representando com dignidade o nosso país.

Contacts

Other information