21
May2020 Thursday
17h00
Till
21
Jun2020 Sunday
23h00

[CLONE] [CLONE] [CLONE] [CLONE] | CULTURA EM CASA | DESCOBRIR OURÉM/VISITAS GUIADAS: VILA MEDIEVAL DE OURÉM (I)

Ourém
VILA MEDIEVAL DE OURÉM || LANÇAMENTO "ONLINE" A PARTIR DO LINK https://www.facebook.com/municipiodeourem
Rede Cultura 2027 at home Cultural Animation Monuments Museums

description

História de Ourém

O morro onde se situa o Castelo de Ourém, foi ocupado desde cedo, tornando-se num lugar ideal para a construção de um povoado, dada a facilidade de defesa em caso de ataque e de ter água disponível. Sempre suscitou a ocupação humana, desde a pré-história até aos nossos dias.

No final do século XII, estabelece-se o controlo efetivo pelos cristãos destas terras, existindo provavelmente à data uma povoação chamada Abdegas. As lendas maravilhosas de conquistas e de paixões entre um cavaleiro cristão e uma moura, tentam explicar a singularidade do seu topónimo. Após a doação do termo de Ourém por D. Afonso Henriques à filha, D. Teresa, que ordena a construção do castelo e passa a primeira carta de Foral, Ourém será ainda palco das lutas entre D. Sancho II e o irmão D. Afonso III, com o alegado encarceramento da rainha D. Mécia numa das torres do castelo.

Elevado à categoria de condado, verá D. Nuno Álvares Pereira como o seu terceiro conde e o ilustre neto deste, D. Afonso, como aquele que mais obra deixou para a posteridade, como o Paço e as Torres, baluarte que enobrecem o castelo. Contudo, um terramoto, uma invasão estrangeira e uma guerra civil, precipitarão o seu fim como povoação principal, para passar o testemunho à Vila Nova no vale adjacente.

Só na história mais recente, é que as duas povoações se unirão outra vez.

technical data sheet

MUNICÍPIO DE OURÉM

MUSEU MUNICIPAL DE OURÉM