01
Nov2019 Friday
21h30 Till 22h30

FESTIVAL ACORDEÕES DO MUNDO | JOÃO BARRADAS & VÍTOR RUA | DIÁLOGO

Torres Vedras
Teatro-Cine de Torres Vedras Teatro-Cine de Torres Vedras
Music

description

Este “Diálogo” entre João Barradas e Vítor Rua é uma viagem idiomática, um painel de linguagens entre os tutti. A variação e a multiplicidade idioletal torna insuscetível qualquer classificação estilística e tipológica unívoca, pois este espetáculo é uma montagem heterofónica, um fluxo descontínuo e desconstrutivo, com diferenciadas frentes idioletais e idiomáticas.

O idioleto, ou seja, o discurso singular e privado destes músicos, é uma função esquizóide, impõe o seu selo a toda a sintomatologia, exibe um código, privado e independente, de um só locutor, emerge da significação catártica da experiência musical.

technical data sheet

João Barradas

João Barradas é um dos mais conceituados e reconhecidos acordeonistas europeus, movendo-se, simultaneamente, entre a música Clássica, o Jazz e a música improvisada.

Venceu alguns dos mais prestigiados concursos internacionais, dos quais se destacam, entre outros, o Troféu Mundial de Acordeão, que vence por duas vezes, o Coupe Mondale de Acordeão, o Concurso Internacional de Castelfidardo e o Okud Istra International Competition.

Tem colaborado com diversos músicos de renome, nomeadamente com Greg Osby, Gil Goldstein, Mark Turner, Miles Okazaki, Aka Moon, Mike Stern, Wayne Escoffery, Fabrizio Cassol, Mark Colenburg, Jacob Sacks, Sérgio Carolino, Pedro Carneiro, entre muitos outros.

Em 2016 grava, com a editora nova iorquina Inner Circle Music, o seu primeiro álbum enquanto líder. “Directions” conta com a produção de Greg Osby e com as participações de Gil Goldstein e Sara Serpa. O grupo é formado por João Barradas (acordeão), André Fernandes (Guitarra), João Paulo Esteves da Silva (Piano), André Rosinha (Contrabaixo) e Bruno Pedroso (Bateria). "Directions" foi considerado um dos melhores álbuns do ano pela revista Downbeat, aparecendo na sua prestigiada lista "Best Albums of The Year".

 

Vítor Rua

Músico, compositor, produtor e musicólogo, Rua partiu do rock e tem atravessado diversos idiomas e estilos musicais, nomeadamente na área da música minimal, música improvisada, jazz ou música concreta.

Com Jorge Lima Barreto integrou os históricos TELECTU. Além da sua atividade a solo e em colaboração com diversos músicos e artistas, nacionais e internacionais, Vítor Rua tem ainda desenvolvido uma profícua atividade com os The Metaphysical Angels.

 

“Diálogo” é uma encomenda do Festival Acordeões do Mundo 2019

 

M/6 anos

Preço: 5,00 euros

Mais informações