07
Mar2020 Saturday
16h00 Till 17h00

«OVOS ARTÍSTICOS - gravados e pintados»

Ourém
Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia - Fátima Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia - Fátima
Museums

description

No dia 7 de março, sábado, pelas 16h00, inaugurará no CONSOLATA MUSEU | Arte Sacra e Etnologia a exposição temporária «OVOS ARTÍSTICOS - gravados e pintados» da artista libanesa, a residir em Fátima, Elysabeth Zena Haddoub.

Meia centena de ovos de avestruz, galinha, peru e ganso, estarão expostos até ao dia 3 de maio, representando temas religiosos, mas também do folclore libanês, sueco e português, através das técnicas de pintura e gravação.

Terça a domingo 10h00 – 13h00 | 14h00-17h00 (março) 10h00 – 13h00 | 14h00-18h00 (abril - maio)

«O meu nome é Elysabeth Zena Haddoub. Sou libanesa e resido recentemente em Portugal, tendo escolhido a cidade de Fátima para viver. Sou professora de Belas Artes e fui atraída, no período da Páscoa, pela técnica de gravação de ovos durante a guerra civil do meu país, em 1987. Comecei a desenvolver algumas miniaturas de ícones religiosos pintados sobre cascas de ovos de galinha, peru, ganso e avestruz, representando diferentes imagens a partir do Novo Testamento. Aos poucos fui introduzindo novos elementos para além dos religiosos, como temas do folclore sueco e português. A primeira exposição realizei-a no Líbano e esta é minha terceira exposição realizada em Portugal. Em 2002, expus na Suécia, a convite do Ministério da Educação para a abertura do Ano Internacional Cultural, atribuído àquele país nesse ano. Esperando que gostem desta curta exposição, quero agradecer-vos pelo vosso interesse. Esta exposição significa muito para mim, sabendo que o vosso incentivo me dará mais entusiasmo para fazer mais e melhor!»

Elysabeth Zena Haddoub