12
Sep2020 Saturday
00h00
Till
30
Apr2021 Friday
00h00

Poetas Portugueses - Norberto Nunes

Pombal
Teatro-Cine de Pombal Teatro-Cine de Pombal
Plastic Arts

description

 

A exposição "Poetas Portugueses" de Norberto Nunes está patente até 30 de Abril 2021 na Galeria 1 do Teatro-Cine.

...

 

Biografia:

 

Norberto Bernardo Nunes nasce na Beira Litoral a 16 de Maio de 1942. Aos 2 anos de idade vem para Lisboa, cidade onde mais tarde frequenta a Escola António Arroio e a Escola de Belas Artes, tendo aprendido pintura com o Mestre Roberto Araújo.

 

O início da sua vida profissional é largamente influenciado pela sua aptidão para o desenho e trabalha durante alguns anos como ilustrador na Valentim de Carvalho e na Telecine-Moro, produtora onde posteriormente se dedica à técnica do desenho animado. Em paralelo, lança ainda uma série de banda desenhada denominada “PAX”.

 

Em 1972, envereda pela realização de filmes em imagem real para publicidade, atividade que primeiro o leva ao Brasil e, logo em seguida, a abrir em Portugal a sua própria produtora de filmes publicitários – a Nova Imagem – onde durante 19 anos, granjeia a maior reputação ao nível de execução técnica, bem como inúmeros prémios nos mais prestigiados festivais nacionais e internacionais.

 

No final da década de 90 decide voltar às suas origens e recomeçar a pintar. Os anos passados como realizador conferem à sua pintura uma característica muito particular e uma identidade quase cinematográfica na forma como trabalha a luz dos seus quadros, e como as formas parecem ganhar um movimento perpétuo.

 

Nas palavras do curador do museu do Louvre, Olivier Meslay, diz: “… existir na obra de Norberto Nunes uma tentação de infinito que a razão combate. A vertigem é aí construída sobre perspectivas…”

 

Para além de diversas exposições em Portugal, Norberto Nunes já expôs em cidades como Paris, Roma, Madrid, Nova Iorque, Barcelona, Recife, Fortaleza, Brasília, São Paulo e é, desde 2018, o autor de uma exposição permanente no Museu Nacional dos Coches.