16
Jan2022 Sunday
16h00 Till 17h00

Um Corvo na Cidade – Space Ensemble

Leiria
Theatre José Lúcio da Silva Theatre José Lúcio da Silva
Cinema

description

No âmbito do 56º aniversário do TJLS

Um Corvo na Cidade é um filme-concerto do Space Ensemble, criado em parceria com o Finnish Film Contact. Neste espetáculo, a curta-metragem Varis (2004), de Esa Nissi, cineasta, músico, compositor e designer de som do norte da Finlândia, é musicada ao vivo.

Em Varis (2004) conhecemos um corvo do campo que, para sobreviver ao Inverno e à escassez de alimento, é obrigado a migrar para Oulu, no norte da Finlândia, onde tem de se adaptar à vida moderna da cidade. É um documentário didático que, além da ilustração cómica da simbiose entre o corvo e o homem, expressa implicitamente uma atitude de conservação da natureza e uma crítica ao consumismo que continua atual.

Esta relação entre o corvo e o homem presente no filme Varis relembra-nos a Lenda dos Corvos de Leiria, ligada à história da cidade. Esta lenda passa-se no tempo do rei D. Afonso Henriques, que travou inúmeras batalhas e que tinha como ponto estratégico o Castelo de Leiria, cobiçado por todos os invasores pela sua excelente localização. A certa altura, enquanto treinava as suas tropas, o soberano cruzou-se com um grupo de Castelhanos. D. Afonso Henriques tinha poucos homens, contudo cercou a zona que pretendia defender com os recursos que tinha. Mas quando começaram a ver chegar os Castelhanos em grande número, ficando em desvantagem, os homens de D. Afonso Henriques ficaram muito desmoralizados e sem forças para a batalha. Neste momento de grande desânimo, surge um corvo a sobrevoar toda aquela zona, acabando por pousar no sítio onde se encontravam os soldados portugueses. O corvo começa a bater as asas e a fazer ruídos característicos, como se estivesse a cantar, algo que as tropas portuguesas encararam como um bom agoiro, para lhes dar coragem e conseguirem vencer a batalha. E assim foi. Lutaram, defenderam o castelo e saíram vitoriosos. É por esta razão que na bandeira de Leiria figuram dois corvos pretos, que celebram esta vitória e que, à semelhança do filme Varis, musicado ao vivo pelo Space Ensemble no filme-concerto Um Corvo na Cidade, relembram a simbiose entre o corvo e o homem.