A Rede

A CANDIDATURA

Em 2027 Portugal vai ter uma cidade eleita como Capital Europeia da Cultura, depois de Lisboa em 1994, Porto em 2001, e Guimarães em 2012. No dia 22 de Maio de 2015 o senhor presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, anunciou a vontade de Leiria se candidatar a esse título. Posteriormente, outras cidades portuguesas têm vindo a tornar pública a mesma vontade.

 

O TERRITÓRIO

Leiria ouviu os seus agentes culturais, e um primeiro grupo de missão identificou uma ideia de candidatura mais ampla, mais ousada e mais fecunda. Criou-se uma REDE de 26 municípios com relações históricas entre si, todos com a vontade de eleger a Cultura como bem de primeira necessidade, e todos dispostos a partilhar as melhores sinergias. Ancorado no eixo do Instituto Politécnico de Leiria, esta rede envolve vilas e cidades das Comunidades Intermunicipais de Leiria, Oeste e Médio-Tejo.

 

A AGENDA

Em 2018 reunimos todos os agentes políticos e definiu-se o território. Em 2019 estamos a promover o encontro de agentes culturais e a identificar caminhos possíveis. Em 2020 teremos o nosso ano chave. Vamos alargar a REDE a toda a comunidade, experimentar os primeiros encontros de pensar e programar em conjunto, definir os futuros modelos de projeto, e iniciar a escrita da candidatura. No início de 2021 teremos de acabar a candidatura, e se tudo correr como previsto serão abertas as convocatórias de que o Júri vai selecionar uma short list de todas as cidades candidatas.  As cidades selecionadas terão mais 6 meses para desenvolver e acabar os seus projetos, e ainda em 2022 será conhecida a cidade eleita. Este mesmo ano será para consolidar os modelos testados, durante o qual estaremos sujeitos à avaliação dos decisores. Teremos depois 4 anos até 2027, o tempo que a Comunidade Europeia oferece à cidade eleita para preparar o seu projeto.

 

EM MÃOS

Saber quem somos, onde estamos e o que fazemos é a prioridade que temos para construir o primeiro caminho. Temos pois esta plataforma digital a ativar-se, onde estarão presentes todos os agentes culturais do território da REDE CULTURA 2027, bem como as suas múltiplas agendas. Com esta plataforma será ativada uma aplicação móvel que permitirá a todos os interessados uma verdadeira rede de criação e contactos culturais.

 

AS EQUIPAS

Para dar corpo a esta candidatura constituiu-se um Conselho Geral (todos os presidentes dos municípios, mais o representante do Instituto Politécnico de Leiria, do Instituto Politécnico de Tomar, da Diocese de Leiria Fátima, e do Núcleo Empresarial da Região) um Conselho Estratégico (que dá continuidade ao grupo de missão inicial e integrou outros agentes culturais do território) e um Grupo Executivo.

Consultar a constituição das equipas.

Área

Território Rede Cultura 2027

Vamos descobrir e contar as histórias de uma região, de dezenas de localidades, centenas de entidades culturais e milhares de pessoas… a essência que nos distingue e afirma culturalmente!

Mapa
26
Municípios na rede
5834
Km² de território
805150
Habitantes

Vamos mobilizar-nos e energizar os agentes económicos e políticos. Importa-nos criar uma consciência global do lugar que a Cultura tem no desenvolvimento de uma cidade, de um país e de um tempo.

Agenda participativa

Submeta a sua proposta.
De todos para todos!

Tem uma ideia/conceito para um projecto ou actividade cultural que gostaria de ver realizado no âmbito da Rede Cultura 2027? Este é o momento para trocar ideias, planear e fazer acontecer. Faça-nos chegar a sua proposta!