18
Jun2023 Sunday
15h00 Até 18h00

1º Round Poetry Slam Torres Vedras

Torres Vedras
CAC - Centro de Artes e Criatividade Torres Vedras CAC - Centro de Artes e Criatividade Torres Vedras
Outro Multidisciplinar Pensamento
Câmara Municipal de Torres Vedras
Portugal Slam

Sinopse

É um evento gratuito, onde o público é convidado a participar activamente quer na apresentação de obras poéticas, quer enquanto júri, (selecionado a partir do público presente), pontuando cada slammer.

 

INSCRIÇÕES: Competição

 

A competição acontece em três eliminatórias (rounds), sendo o primeiro e segundo lugar automaticamente apurados para a “Final do Poetry Slam Torres Vedras”, onde será elegido o representante da cidade para a competição nacional no festival PORTUGAL SLAM 2023, que terá lugar em Almada.


O Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras (CAC) recebe, pelo segundo ano consecutivo, o Poetry Slam Torres Vedras, um evento em torno da palavra dita que tem por base a performance e os textos poéticos da autoria dos participantes. Este é um evento co-organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, EMERGE — Associação Cultural e Portugal Slam, que acontece a partir de 20 de maio até julho, nas diversas salas que compõem o CAC.

Nos anos 80, um poeta local e um construtor civil lutaram, nos Estados Unidos da América em Illinois, Chicago, através da leitura de poesia contra aquilo que sentiam como uma perda de fulgor da poesia, ao mesmo tempo que queriam devolvê-la às pessoas, através das suas vozes - é assim que surge a prática do Poetry Slam. Esta prática chega a Portugal, a partir de 2009, em Lisboa sendo rapidamente disseminado noutras cidades, sendo hoje praticada em cerca de doze localidades diferentes.

Pegando no exemplo de outras cidades e, como forma de promover a prática poética junto das comunidades locais, desenvolvendo aptidões literárias (linguagem e comunicação) através da poesia, o Poetry Slam chega a Torres Vedras em 2022.

É um evento gratuito, onde o público é convidado a participar activamente quer na apresentação de obras poéticas, quer enquanto júri, (selecionado a partir do público presente), pontuando cada slammer.
A competição acontece em três eliminatórias (rounds), sendo o primeiro e segundo lugar automaticamente apurados para a “Final do Poetry Slam Torres Vedras”, onde será elegido o representante da cidade para a competição nacional no festival PORTUGAL SLAM 2023, que terá lugar em Almada.

Além desta competição pública (3 rounds), haverá também o evento quinzenal “Open Slam”, onde se convida à expressão livre e espontânea para testarem os seus poemas e, também, serão dinamizadas diversas oficinas. Estas oficinas estão abertas ao público em geral e são coordenadas por Li Alves e NBC. Nestas oficinas haverá lugar à contextualização, desobstrução, questionamento e reflexão sobre poesia e oralidade, a capacitação de participantes a desenvolverem a sua escrita através de referências/emoções escondidas, dos sentidos e sensações, utilizando recursos descritivos através de técnicas ligadas ao storytelling e workshops ligados ao cuidado com a voz, a sua projecção, expressão e técnica, na capacitação dos participantes de boas práticas no uso da voz como ferramenta criativa e profissional.

Sobre Emerge - Associação Cultural
A Emerge é uma associação cultural sem fins lucrativos, fundada em 2016 em Torres Vedras, que tem como principal objetivo promover arte contemporânea produzida por artistas emergentes. Esta promoção é levada a cabo através dos vários projetos desenvolvidos em parceria com instituições públicas e privadas, curadores, artistas, galerias, entre outros, abordando temas prementes da arte contemporânea.

Sobre Portugal Slam
Portugal SLAM é uma plataforma criada em articulação com as várias organizações do país que têm dinamizado eventos locais de Poetry Slam nas suas cidades, estando aberta em permanência a novos poetas, locais e organizações que se queiram juntar ao movimento. Ao longo de cada ano, o Portugal SLAM trabalha próximo das comunidades locais, bem como escolas, bibliotecas municipais e espaços culturais de Norte a Sul do país, cimentando a prática do Poetry Slam não só enquanto forma de expressão, mas também enquanto ferramenta pedagógica e de integração social. Desde 2014 é realizado um evento nacional que celebra a plataforma e conta com o Campeonato Nacional de Poetry Slam. 

A 9ª final Portugal SLAM irá realizar-se na cidade de Almada em Setembro de 2023, onde irá apurar-se o vencedor nacional de Poetry Slam que representará o nosso país a nível europeu.

Sobre CAC — Centro de Artes e Criatividade (entidade que acolhe o evento)
O Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras centra-se no Carnaval, dando a conhecer as expressões artísticas de uma celebração assinalada um pouco por tudo o mundo.

Ficha técnica

Co-organização | Câmara Municipal de Torres Vedras, Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, EMERGE — Associação Cultural e Portugal Slam

Mcs apresentadores e serviço educativo | Li Alves e NBC

Júri | Público

Gestão de projeto | Daniela Ambrósio

Produção e design cultural | Jorge Reis

Apoio técnico e gestão de pontuações | Jean-Marie Cerutti (Mirko) 

Fotografia e comunicação | Marisa Bernardes

Outras informações

Instagram | Poetry Slam Torres Vedras