08
Dez2019 Domingo
08h30 Até 23h30

146.º Aniversário SAMP

Leiria
SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos
Música

Sinopse

Com 146 anos, idade atingida a 22 de agosto - dia oficial da fundação, em que o Barão de Viamonte acedeu às vontades dos seus pousenses -, a SAMP encontra todos os dias razões que demonstram valer a pena continuar a pôr Música na vida das pessoas.

A celebração de mais um ano completado acontece, como sempre foi e será, a 8 de dezembro. Os muitos artistas SAMP vão soprar as velas de coração cheio e alimentado com a amizade e reconhecimento das pessoas com quem partilham Arte todos os dias. Alimento esse que provém do Pavilhão Mozart, que está a dar os primeiros passos, e dos jovens que foram a palco fechar mais um projeto Ópera na Prisão. Dos cantores e guitarristas, o grupo Cantares de Amigo, que aprenderam a afastar todo o tipo de dor com o canto, também de quem se revela na Musicoterapia. Dos jovens artistas da Escola de Artes e das suas partituras, que conservam as vitaminas musicais dos grandes compositores. Dos muitos avós, que encantam com as suas histórias e canções antigas.

O maior alimento de todos vem do olhar, do respirar, do gatinhar e do iapa pa pás dos bebés, que ensinam todos os dias como é bom crescer com Arte!

Estes alimentos chegam-nos todos os dias porque as gentes dos Pousos, há 146 anos, fizeram questão de passar a viver com música nas romarias, nos salões, nos coretos, nas praças e em suas casas. São estes mesmos alimentos que levam músicos da Filarmónica SAMP a colocar a Banda em Casa de qualquer família. Com os filarmónicos nutridos, a SAMP Conserta muros, paredes e até palcos nas instituições solidárias. Com os músicos da SwingSAMP há ceias em Noites com Jazz e os cantores do CoroSAMP retribuem o conduto a EnCantar públicos.

Na SAMP, recebem-se estes extraordinários alimentos com o sentido de uma missão especial: muito mais importante que colocar músicos em palco, é colocar a Música e a Arte na vida das pessoas. Na SAMP sabe-se que esta missão é essencial para ti, tem-se a certeza de que cada artista SAMP estará sempre Aqui Contigo.

Parabéns, família SAMP!

Bruno Homem
Direção Pedagógica Escola de Artes SAMP

Ficha técnica

8h30 - Hastear da Bandeira e Hino

8h45 - Romagem ao Cemitério - Pousos

10h00 - Sessão Solene no Auditório Barão de Viamonte - Sede SAMP

11h30 - Eucaristia Cantada pelo Coro SAMP - Igreja dos Pousos

17h30 - Concerto "Ida e Volta em Sons" no Teatro José Lúcio da Silva

20h00 - Jantar convívio no Salão Paroquial dos Pousos

 

Programa do 146.º Aniversário SAMP

Venha celebrar este dia especial connosco! Incrições para o jantar aqui.