25
nov2021 quinta
18h00
Até
29
nov2021 segunda
15h00

15º Festival Cultural e Gastronómico "O Chícharo da Serra"

Santa Catarina da Serra, Leiria
Animação Cultural Artesanato Gastronomia Música

Sinopse

O maior festival de inverno da zona centro está de volta

A 15ª edição do Festival Gastronómico e Cultural "O Chícharo da Serra", em Santa Catarina da Serra, Leiria, tem lugar de 25 a 29 de novembro de 2021.

Durante 5 dias são esperados milhares de visitantes, para degustar o tradicional chícharo, disponível nas cinco tasquinhas disponíveis, mas também para conhecer o comércio e entidades locais, presentes nos cerca de 30 stands empresariais e de artesanato, não esquecendo um vasto programa cultural.

Na tenda das Noite do Chícharo estão já confirmados Sons do Minho, Julinho KSD, Dino D’Santiago, Fonzie, Xtinto, Dj Zanova e Dj Fifty.

Este ano uma das novidades será uma caminhada solidária, pelos trilhos e caminhos do lugar de Santa Catarina da Serra, onde o custo de inscrição se traduz num bem alimentar que, em parceria com a Conferência São Vicente de Paulo, será depois distribuído por famílias carênciadas da região. 

Esta iniciativa promovida pela ForSerra - Associação Desenvolvimento e Gestão Património de Santa Catarina da Serra e Chainça, comemora o dia da padroeira, Santa Catarina, e o próprio dia da freguesia de Santa Catarina da Serra, a 25 de novembro. Para a edição de 2021, associaram-se a esta iniciativa cerca de 18 instituições e associações locais.

Os bilhetes de acesso estão disponíveis para venda na bilheteira online em www.ochicharodaserra.com, em alguns estabelecimentos locais ou à porta do festival dos dias do evento.

Em 2019, a última edição do festival em formato presencial, foram vendidos cerca de 20 mil bilhetes, consumidas três toneladas de chícharos e duas toneladas e meia de bacalhau.

Nas redes sociais do evento, no Facebook (www.fb.com/ochicharodaserra) ou no Instagram (www.instagram.com/ochicharodaserra), poderá ser consultada toda a informação. 

A primeira edição do Festival Gastronómico e Cultural O Chícharo da Serra teve lugar em 2005, num conceito de cariz associativo, tendo como principal objetivo a promoção, desenvolvimento e dinamização da freguesia de Santa Catarina da Serra, bem como o apoio às associações locais.