06
Abr2019 Sábado
21h30 Até 23h00

37º Festival Música em Leiria - Danças Ocultas

Batalha
Auditório Paroquial da Batalha
Animação Cultural Música

Sinopse

Artur Fernandes, Filipe Cal, Filipe Ricardo e Francisco Miguel, quarteto que possui uma longa carreira assinada como Danças Ocultas, apresentam o novo espetáculo baseado no seu recém-editado disco Dentro Desse Mar. Depois do EP gravado com Dom La Nena em 2014 e do álbum Amplitude que resultou da colaboração estreita com a Orquestra Filarmonia das Beiras, os Danças Ocultas rumaram ao Brasil onde trabalharam com Jaques Morelenbaum neste novo registo, editado em setembro de 2018.

“O concerto”, explica Artur Fernandes, será baseado essencialmente no novo reportório embora não nos escusemos a revisitar alguns momentos anteriores da nossa obra”.

Os Danças Ocultas praticam uma espécie de música de câmara a partir da original exploração das concertinas, um instrumento tradicional para o qual criaram um reportório único com que têm corrido mundo, recolhendo aplausos nalgumas das mais prestigiadas salas e festivais internacionais.

“Para Dentro Desse Mar que contém composições em que temos vindo a trabalhar desde 2012”, revela Artur Fernandes, “pretendíamos uma abordagem mais contemporânea e urbana e daí a colaboração com o Jaques que deu uma lufada de ar fresco ao nosso som com arranjos com muitas percussões e cordas em que participaram algumas lendas da música brasileira”.

O novo concerto, promete o grupo, mostrará por isso um novo som, uma série de novas obras e uma nova atitude, sempre ancorada na larga experiência recolhida ao longo de mais de duas décadas de carreira e na reconhecida genialidade técnica e artística de cada um dos membros do quarteto.

Ficha técnica

Quarteto de Acordeões
Artur Fernandes
Filipe Cal
Filipe Ricardo
Francisco Miguel