07
Abr2019 Domingo
16h00 Até 17h30

37º Festival Música em Leiria - Orquestra Sinfónica de Leiria

Leiria
Igreja de S. Francisco
Animação Cultural Música

Sinopse

Este Concerto propõe-nos um repertório orquestral variado e pleno de vitalidade. No início ouviremos a bela “St Paul's Suite” do compositor inglês Gustav Holst. Esta suite para orquestra de cordas, foi escrita em 1912, mas apenas publicada anos mais tarde, em 1922. O nome da obra é uma homenagem do compositor à escola onde foi diretor, a “St Paul's Girl's School”. O material utilizado é inspirado na música popular inglesa, tais como a dança Jig e a famosa “Fantasia on the Dargason", aqui representada no último andamento.

A segunda obra do programa propõe-nos uma obra portuguesa, “Sete Peças em Forma de Boomerang”, do compositor transmontano Eurico Carrapatoso. Obra escrita em maio de 2000, para saxofone solista e orquestra de cordas, tem uma forma que age como um boomerang, tendo um percurso de ida e volta ao ponto de partida num desempenho bem simétrico. Foi estreada por José Massarrão, acompanhado pela Sinfonietta de Lisboa, sob a direção do maestro Vasco Azevedo, em 6 de novembro de 2000, no CCB.

O Concerto termina com a luminosa Quinta Sinfonia de Franz Schubert. Escrita em 1816, apenas aos 19 anos de idade do compositor, esta obra em quatro andamentos, reflete claramente o fascínio de Schubert por W. A. Mozart. No seu diário escreveu: “Mozart! Mozart imortal! Quantas e quantas imagens de um mundo melhor e mais radioso gravaste nas nossas almas!”