17
Abr2019 Quarta
21h30 Até 23h00

37º Festival Música em Leiria - Trio Pangea

Leiria
Teatro Miguel Franco
Animação Cultural Música

Sinopse

O programa "Viagens nas nossas terras" reúne três trios de compositores de três diferentes nacionalidades: José Vianna da Motta, Joaquín Turina e Claude Debussy. Cada um deles representa a ligação às terras de origem de cada um dos membros do Trio Pangea - Portugal, Espanha e França - e simboliza a ideia por detrás deste projeto: a partilha de vivências musicais e o intercâmbio das diferentes identidades culturais associadas a cada um dos países, que permitem enriquecer e alargar horizontes estéticos.

Claude Debussy é um revolucionário da história da música e expoente máximo do impressionismo na música. Criador de uma nova linguagem e estética musical, inspirou e marcou a música do século XX. Joaquín Turina, destacado compositor espanhol da primeira metade do século XX, foi grandemente influenciado pelo impressionismo francês assim como pela música e tradições musicais da sua Andaluzia natal. José Vianna da Motta foi um dos compositores mais importantes do século XIX, português e iniciador do nacionalismo musical português. A sua escrita romântica caracterizava-se também por um estilo marcadamente pessoal.

Em conjunto, estas obras proporcionam uma nova visão sobre a cultura destes três países em três diferentes períodos da História, oferecem uma viagem musical de França a Portugal, com paragem em Espanha.

Ficha técnica

Bruno Belthoise (piano)
Adolfo Carbajal (violino)
Teresa Pereira (violoncelo)