31
mar2022 quinta
21h30 Até 23h00

40º FML | "Berio" - Grupo de Música Contemporânea de Lisboa

Leiria
Teatro Miguel Franco
Música

Sinopse

“Caminhos d’Orfeu”, na sua pluralidade de “caminhos”, retrata de igual modo a pluralidade estética e de linguagens musicais presentes no repertório do GMCL ao longo desta sua permanente e fecunda atividade de mais de meio século – desde o seu fundador, Jorge Peixinho, à mais jovem geração de compositores, a iniciar o seu caminho.

Neste concerto apresentaremos um programa que parte da obra Remake de Jorge Peixinho, ela mesma uma revisitação de Estudo II do autor para Piano Solo, como ponto de partida para as peças encomendadas pelo GMCL em 2021 aos compositores Anne Victorino d’Almeida, Carlos Marecos e Alexandre Delgado. Três obras novas, cada uma com uma estética musical individual que explora diferentes vertentes características do GMCL: a voz, um solista e a interação entre o ensemble e a eletrónica.

A terminar este concerto Folk Songs de Luciano Berio, uma obra incontornável do reportório musical camerístico do séc. XX, onde a palavra, a tradição e a renovação se entrelaçam em combinações instrumentais que geram ambientes de sonoridades cristalinas, plenas de energia e sentimento.

 

Programa

Peixinho – Remake (1985)

Delgado - Os ingleses fumam cachimbo (2021)

V. Almeida - Fantasia para Clarinete Baixo e Ensemble (2021)

Marecos - um sol mais sol que o sol (2021)

L. Berio - Folk Songs (1964)     

Ficha técnica

Maestro: Rui Pinheiro

GMCL – Músicos: Mezzo-soprano – Susana Teixeira; Flauta - João Pereira Coutinho; Clarinete – Luís Gomes; Violino - José Sá Machado; Viola - Ricardo Mateus; Violoncelo - Jorge Sá Machado; Harpa - Inês Cavalheiro; Piano – Dana Radu; Percussão - Fátima Juvandes; Percussão – David Pereira; Electrónica – Carlos Marecos;Director Artístico – José Sá Machado; Coordenação: Ricardo Mateus ; Assistente de produção: Fernando Santos

Outras informações

Aquisição de bilhetes através do sitehttps://www.teatrojlsilva.pt/ .

Entrada

5€

50% desconto para sócios do orfeão de Leiria