14
abr2022 quinta
21h30 Até 22h30

40º FML | JOP - Jovem Orquestra Portuguesa & Sofia Sousa - Violeta

Leiria
Teatro José Lúcio da Silva, Leiria
Música

Sinopse

"Música nostálgica, poderosa, vigorosa: a Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) propõe obras de dois gigantes da música britânica e uma estreia em Portugal de Kristine Tjøgersen, uma compositora e clarinetista norueguesa.

Dedicada à sua mãe e descrita como uma excursão sonora, a compositora e clarinetista norueguesa Kristine Tjøgersen leva-nos numa viagem onde o coloca o público (e a orquestra!) dentro de uma floresta. O som de um esquilo a roer uma casca de uma árvore, o som das raízes, o ritmo da natureza pulsante debaixo dos nossos pés, os pássaros, todo o fulgor da natureza.

Música de grande riqueza, profundidade emocional e mestria técnica, o Concerto de William Walton será interpretado por Sofia Sousa, vencedora do Prémio Jovens Músicos - RTP / Antena 2 e membro da London Symphony Orchestra.

As variações não irei sequer explicar - o ‘mistério’ ficará por resolver. Aliás, durante as variações, um outro tema mais extenso aparece, mas não é ouvido.” Envoltas em mistério, nas variações sobre um tema original, Elgar propõe um autorretrato de enorme rasgo poético e romântico, através de dedicatórias a um conjunto de misteriosos amigos. "

Pedro Carneiro

 

Programa 

JOP - Jovem Orquestra Portuguesa & Sofia Sousa, Violeta
Direção, Pedro Carneiro

Between Trees (2021), Kristine Tjøgersen (1ª Audição em Portugal)
Concerto para viola e orquestra (1929, rev.1962), William Walton
Variations on an Original Theme (Enigma), Op. 36 (1898), Edward Elgar

Ficha técnica

direção Pedro Carneiro

Outras informações

Aquisição de bilhetes através do site https://www.teatrojlsilva.pt/ .