25
abr2022 segunda
18h00
Até
14
mai2022
19h00

48 ANOS DE CARTAZES E OUTRAS INSPIRAÇÕES DO 25 DE ABRIL

Torres Vedras
Sala 3 | Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras Sala 3 | Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras
Outro

Sinopse

"Nos 48 anos de 25 de Abril, a data em que o tempo da democracia ultrapassa o da ditadura, o golpe militar seguido de uma revolução tornou-se um daqueles momentos raros na história em que há um “antes” e um “depois”. Nestes 48 anos, a comemoração da data tornou-se uma festa democrática, que, como é normal numa democracia, é também um momento de avaliar o que se conseguiu e o que se deveria ter conseguido, combinando festa com reivindicações e protestos.

As marcas dessa data ficam na iconografia, nos cartazes, nas fotografias, nos panfletos, nos objectos, que o ARQUIVO EPHEMERA recolhe, preserva e divulga. Uma pequeníssima parte dessa colecção está aqui exposta, com o contributo da doação que foi feita ao Arquivo pela Associação 25 de Abril em 2020. É um contributo não só para a história colectiva, mas também para uma pedagogia da memória assente na valorização tanto dos sinais mais nobres como dos objectos mais triviais, que é um dos objectivos do nosso trabalho." José Pacheco Pereira

(escrito segundo o antigo acordo ortográfico)

 

Ficha técnica

Legenda a imagem: Desenho pertencente ao Arquivo Ephemera, proveniente de doação da Associação 25 de Abril, apresentado num concurso para as crianças por ocasião do XV aniversário do 25 de Abril.