10
jan2022 segunda
10h30
Até
22
jan2022
16h30

50 Anos do Núcleo do Oeste

Lourinhã
Galeria Municipal da Lourinhã
Outro

Sinopse

A exposição “50 anos Núcleo do Oeste” insere num conjunto de iniciativas a desenvolver entre o dia 1 de novembro de 2021 e 1 de novembro de 2022 nos 10 concelhos que fazem parte do território do núcleo.

O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português é membro da Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME, www.scout.org) desde 1929.

O CNE é uma instituição reconhecida de Utilidade Pública pelo Governo português.

O CNE é um movimento da Igreja Católica e assume, com orgulho, a sua responsabilidade cristã na sociedade. Somos um movimento de educação não formal de jovens, sem fins lucrativos, não político e não-governamental. Onde estamos e quantos somos atualmente com mais de 73 000 escuteiros em 1100 agrupamentos locais no território continental, regiões autónomas dos Açores e Madeira, Genebra e Macau, o CNE é a maior associação escutista e a maior associação de juventude portuguesa.

Os nossos associados distribuem-se pelo género feminino e masculino em proporções idênticas. Nos nossos agrupamentos e estruturas intermédias temos mais de 17 mil Lobitos, cerca de 20 mil Exploradores, cerca de 14 mil Pioneiros, mais de 7 mil Caminheiros e mais de 13 mil Dirigentes.

O CNE tem tido um crescimento contínuo do seu efetivo, o que, tendo em conta o decréscimo de natalidade, é revelador da aceitação do Escutismo na sociedade portuguesa.

No CNE as crianças e jovens estão divididos em quatro secções que correspondem a quatro faixas etárias diferentes.

O CNE encontra-se organizado em 20 regiões (correspondente ás 20 dioceses) e nas regiões maiores (quer em área quer em termos de efetivo) encontram-se divididas em núcleos. A região de Lisboa, encontra-se dividido em 7 núcleos, sendo que o Núcleo do Oeste abrange 10 concelhos (Mafra, Torres Vedras, Lourinhã, Peniche, Bombarral, Cadaval, Óbidos, Caldas da Rainha, Nazaré e Alcobaça), sendo que existem 34 agrupamentos num total de 3000 escuteiros.