08
Fev2020 Sábado
21h30 Até 23h59

"7 Histórias à sombra do cajueiro" - Encontro Internacional de Contadores de Histórias

Leiria
Espaço O Nariz Espaço O Nariz
Cinema Património imaterial

Sinopse

"Sete Histórias à Sombra do Cajueiro" - Filme Documentário

Este filme é o resultado de uma jornada académica sobre Interculturalidade, realizada no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. A contadora de histórias Tâmara Bezerra e o cineasta Marcelo Paes de carvalho, apresentam um filme documentário, com destaque para a partilha da experiencia de ouvir o que contam os narradores naturais de uma comunidade tradicional no Brasil. Uma revisita ao movimento da palavra que encanta a existência humana: ouvir para contar, contar para ouvir.

Esta investigação pretendeu constituir-se como metodologia para trabalhos comunitários participativos, em que a força da palavra, principalmente das histórias orais e dos seus narradores, possa ser identificada como espaço de mediação intercultural. O estudo com enfoque etnográfico foi realizado com uma comunidade de minoria étnica quilombola, localizada no litoral do estado brasileiro do Ceará. Integrados pela procura, preparação e partilha de textos de tradição oral, educadoras, jovens académicos, jovens da comunidade e demais moradores, constituíram uma experiencia polifónica e educativa que promoveu diálogos, empatia, minimizou conflitos e aproximou gerações.

Pretendemos, com a projeção do documentário seguido de Debate com Cristina Nobre, Luis Mourão, Patrícia Martins e Tâmara Bezerra, refletir sobre o poder dos contos e da sua narração.

Ficha técnica

"7 histórias à sombra do cajueiro"

Dirigido por Tâmara Bezerra e Marcelo Paes de Carvalho

seguido de Debate com:

Cristina Nobre, Luis Mourão, Patrícia Martins e Tâmara Bezerra

Produção: O Nariz Teatro de Grupo

Apoio: Câmara Municipal de Leiria e Caixa Agrícola de Leiria

Outras informações

Tâmara Bezerra

Educadora, Escutadora, Contadora e Inventora de histórias, há mais de 25 anos dedica-se à narração oral de histórias, traçando sua trajetória sob forte influência da poética do sertão brasileiro. Professora universitária, também atua como formadora de narradores orais. É membro do grupo de estudos, pesquisas e partilhas com narrativas: Costureiras de Histórias, no Brasil; e associada da Ações & Conexões Associação Cultural, em Portugal. Autora de literatura infantil e infanto-juvenil, também possui publicações sobre a arte de histórias e sobre mediação de leitura. Recentemente, concluiu o filme documentário: Sete Histórias à Sombra do Cajueiro, em parceria com o cineasta Marcelo Paes de Carvalho. Um mergulho no gráfico nas paisagens narrativas de uma comunidade tradicional do Brasil, resultado do seu trabalho acadêmico, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.