28
dez2022 quarta
18h30 Até 20h45

A Lei de Teerão

Leiria
Teatro Miguel Franco Teatro Miguel Franco
Cinema

Sinopse

Samad é polícia na brigada de narcóticos em Teerão, uma cidade Iraniana a transbordar de toxicodependentes, muitos dos quais sem abrigo e procura um barão de droga local, Nasser Khakzad. Depois de muitas tentativas, consegue localizá-lo, encontrando-o após uma tentativa de suicídio falhada. Enquanto Nasser passa pelos procedimentos legais que o levarão à pena de morte e à sua execução, Samad começa a perceber que foram as condições sociais e as instituições completamente corruptas da sociedade que forçaram Nasser à vida criminosa que levou. As detenções e execuções que fez na sua carreira começam então a apresentar-se como algo inútil e sem qualquer impacto no problema de droga no Irão.

Fazendo um retrato de uma questão poucas vezes abordada no cinema iraniano, com personagens bem construídas e credíveis, Roustaee chama a atenção para o aumento exponencial do número de toxicodependentes, a facilidade do acesso à droga e para a incapacidade das forças policiais no combate a esta epidemia.

Prémio e Festivais:

Festival de Veneza – Seleção Oficial, Orizzonti

Festival de Tokyo – Melhor Realização, Melhor Ator

Festival de Zurique – Menção Especial para Melhor Filme Internacional

Mostra Internacional de São Paulo – Seleção Oficial, Competição Novos Diretores

Festival de Fajr – Prémio do Público, Melhor Montagem, Melhor Som

Ficha técnica

Realizador: Saeed Roustaee | Atores: Payman Maadi, Navid Mohammadzadeh, Parinaz Izadyar, Farhad Aslani | Classificação: M/14 | Duração: 2h15m | Género: Drama | Distribuição: Leopardo Filmes ! Ano: 2022 | Origem: Irão