17
Abr2019 Quarta
21h30 Até 22h30

Ad Lucem

Porto de Mós
Igreja de São Pedro
Teatro

Sinopse

Ad Lucem - Para a Luz é uma criação inspirada na reconciliação interior de cada fiel durante o período quaresmal. É uma viagem pela poesia e pela música, que nos conduz ao encontro do Amor, da reconciliação com o próximo, mas, acima de tudo, com cada um de nós. A tradição religiosa da quaresma une-se à visão contemporânea de uma sociedade entorpecida que clama por paz de espírito.
Este espetáculo representa a jornada interior que nos conduz da escuridão à luz. O confronto é inevitável quando, no reboliço do mundo e na azáfama dos excessos quotidianos, os atalhos facilmente guiam a um egocentrismo desenfreado. Estas vias a que a cegueira do quotidiano nos leva afastam o homem da sua capacidade de recolhimento e revelam a urgência de uma pausa reflexiva. E da reflexão sobre nossa própria existência e sobre o caminho que realmente queremos/devemos tomar, com clareza, surge o (re)encontro almejado pela Quaresma.
No retiro individual do fiel, procuramos o verdadeiro sentido de altruísmo, a união de princípios puros que nos tornam seres mais crentes e sociais. Revela-se, aqui, a urgência da fraternidade, da necessidade de nos virarmos uns para os outros, de nos abraçarmos, comungando da mesma vida e dos mesmos valores.
A luz a que chegamos depois deste percurso é a luz do amor e da reconciliação e, por meio destes, da urgência do amor divino a nós e ao próximo, que passa, assim, a iluminar os nossos dias e as nossas noites.

Ficha técnica

Criação e Encenação | Ruben Saints
Assistência de Encenação | Joana Bastos
Interpretação | Diogo Bach & Maria Emília Correia
Músicos | Jaime Jacob - Violino
Figurinos │ Atelier Carminho
Produção | A Corda