08
OutTerça
10h00
Até
17
NovDomingo
17h00

Amazónia - Yanomami, os guardiões da «Casa Comum» Fotografia de Francisco Pedro

Ourém
CONSOLATA MUSEU | Arte Sacra e Etnologia - FÁTIMA CONSOLATA  MUSEU | Arte Sacra e Etnologia - FÁTIMA
Fotografia

Sinopse

Através da objetiva do jornalista Francisco Pedro, um grande interessado pela cultura indígena, somos transportados até ao ano 1999, convidando-nos a entrar num cenário cujo “tempo cheira a quente e sabe a pó”, segundo as suas palavras, onde nos espera o afável povo Yanomami.

Em perfeita simbiose com as fotografias de Francisco Pedro, encontram-se expostos alguns objetos do acervo do museu, habitualmente em reserva, dando testemunho de atividades relacionadas com a caça, pesca, alimentação adornos, entre outras. Os Yanomami vivem em casas comunitárias, as malocas, construídas com madeiras, cipós, esteios, folhas e barros amassados.

A maloca tem normalmente uma só porta, servindo para todas as pessoas da comunidade, composta por vários grupos, onde habitam em comum entre dez a quarenta famílias. Citando o missionário da Consolata Jaime Patias, «A Amazónia recorda-nos que tudo está interligado nesta “Casa Comum”, onde toda a humanidade é uma família. Portanto, cuidar da Amazónia é cuidar de todos».