AREPO - Associação de Ópera e Artes Contemporâneas | Linhas
Sinopse
LINHAS é o mais recente projeto da AREPO, que convoca as comunidades locais a uma revisitação das Linhas de Torres, através das imagens e da música. O LINHAS percorre assim as Linhas de Torres, e atravessa os municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.
Um filme-concerto, realizado por Patrícia Carreira e acompanhado de uma composição musical de Luís Soldado intitulada «Linhas», revisita algumas imagens históricas das regiões. Será ainda interpretada a obra de Ludwig van Beethoven, «A Vitória de Wellington» (Op. 91), num arranjo de Luís Raimundo. A interpretação musical estará a cargo de uma orquestra constituída por músicos profissionais e por estudantes de música dos municípios envolvidos, sob a direção musical do maestro Rui Pinheiro.
O filme-concerto será seguido de uma conversa aberta, com a participação do compositor Luís Soldado, do maestro Rui Pinheiro, da realizadora Patrícia Carreira e de um representante da Rota Histórica das Linhas de Torres.
Ficha técnica
Direção Musical: Rui Pinheiro
Realização: Patrícia Carreira
Composição («Linhas»): Luís Soldado
Arranjos («A Vitória de Wellington»): Luís Raimundo
Flauta: Ondina Munhoz Österdahl
Oboé: Eduardo Santos
Saxofone Alto: Miguel Baioneta
Saxofone Tenor: Rafael Machado
Trompete: Sofia Gomes
Percussão: Miguel Gageiro e Ricardo Baioneta
Guitarra: Matilde Hagatong
Acordeão: Catarina Bogalho
Piano: Afonso Henriques e Rosa Queiroz
Violino I: Francisco Ramos
Violino II: Diogo Costa
Viola: Patrícia Trabuco
Violoncelo: Valter Marrafa
Contrabaixo: Samuel Pedro
Apoio à Produção: Gonçalo Tavares e Linda Valadas
Design: Maria Pinheiro
Em parceria com a Rota Histórica das Linhas de Torres e o apoio da Direcção-Geral das Artes, e dos municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.
Com a colaboração do Conservatório Silva Marques, da Banda Filarmónica da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fanhões, da Banda de Música da Santa Casa da Misericórdia de Arruda dos Vinhos, do Conservatório de Música de Mafra, do Conservatório de Música da Física de Torres Vedras e da Academia de Música e Artes da Sapataria.
A AREPO – Associação de Ópera e Artes Contemporâneas é uma associação sem fins lucrativos que pretende inovar nos vários géneros musico-teatrais contemporâneos e contribuir para a dinamização e divulgação da ópera, teatro-musical e outras artes contemporâneas. Tem no seu horizonte a formação de novos públicos, a disseminação de conhecimento artístico e científico e a utilização das várias formas artísticas como meio de coesão social e territorial
Outras informações
M/6
Preço: 5,00 euros