10
abr2022 domingo
19h00 Até 20h00

AREPO - Associação de Ópera e Artes Contemporâneas | Linhas

Torres Vedras
Teatro-Cine de Torres Vedras Teatro-Cine de Torres Vedras
Música

Sinopse

LINHAS é o mais recente projeto da AREPO, que convoca as comunidades locais a uma revisitação das Linhas de Torres, através das imagens e da música. O LINHAS percorre assim as Linhas de Torres, e atravessa os municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Um filme-concerto, realizado por Patrícia Carreira e acompanhado de uma composição musical de Luís Soldado intitulada «Linhas», revisita algumas imagens históricas das regiões. Será ainda interpretada a obra de Ludwig van Beethoven, «A Vitória de Wellington» (Op. 91), num arranjo de Luís Raimundo. A interpretação musical estará a cargo de uma orquestra constituída por músicos profissionais e por estudantes de música dos municípios envolvidos, sob a direção musical do maestro Rui Pinheiro.

O filme-concerto será seguido de uma conversa aberta, com a participação do compositor Luís Soldado, do maestro Rui Pinheiro, da realizadora Patrícia Carreira e de um representante da Rota Histórica das Linhas de Torres.

 

Ficha técnica

Direção Musical:  Rui Pinheiro

Realização: Patrícia Carreira

Composição («Linhas»): Luís Soldado

Arranjos («A Vitória de Wellington»):  Luís Raimundo

 

Flauta: Ondina Munhoz Österdahl

Oboé: Eduardo Santos

Saxofone Alto: Miguel Baioneta

Saxofone Tenor: Rafael Machado

Trompete: Sofia Gomes

Percussão: Miguel Gageiro e Ricardo Baioneta

Guitarra: Matilde Hagatong

Acordeão: Catarina Bogalho

Piano: Afonso Henriques e Rosa Queiroz

Violino I: Francisco Ramos

Violino II: Diogo Costa

Viola: Patrícia Trabuco

Violoncelo: Valter Marrafa

Contrabaixo: Samuel Pedro

 

Apoio à Produção: Gonçalo Tavares e Linda Valadas

Design: Maria Pinheiro

 

Em parceria com a Rota Histórica das Linhas de Torres e o apoio da Direcção-Geral das Artes, e dos municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Com a colaboração do Conservatório Silva Marques, da Banda Filarmónica da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fanhões, da Banda de Música da Santa Casa da Misericórdia de Arruda dos Vinhos, do Conservatório de Música de Mafra, do Conservatório de Música da Física de Torres Vedras e da Academia de Música e Artes da Sapataria. 

 

 

A AREPO – Associação de Ópera e Artes Contemporâneas é uma associação sem fins lucrativos que pretende inovar nos vários géneros musico-teatrais contemporâneos e contribuir para a dinamização e divulgação da ópera, teatro-musical e outras artes contemporâneas. Tem no seu horizonte a formação de novos públicos, a disseminação de conhecimento artístico e científico e a utilização das várias formas artísticas como meio de coesão social e territorial

Outras informações

M/6

Preço: 5,00 euros