28
mai2021 sexta
21h30
Até
29
mai2021
23h00

As mãos no ar

Lourinhã
Online
Cinema

Sinopse

Quando um colega de carteira e obrigado a mudar de escola, deixa sempre um lugar vazio. A sua falta e sentida, mas a vida continua, porque não há nada a fazer. O caso de Milana e diferente. Estamos em 2067 e ela relembra um momento marcante da sua infância, que teve lugar há quase 60 anos, em 2009, quando era uma jovem imigrante chechena em Paris. A sua família, como tantas outras, não tinha os documentos em ordem e a ameaça de expulsão do país era permanente. Quando se dão conta que o pior pode estar para acontecer, os seus amigos Blaise, Alice, Cláudio, Ali e Youssef, unem esforços para salvar Milana. Enquanto aplicam as suas estratégias primarias para evitar a deportação, os adultos fazem aquilo que sabem fazer melhor: preocupam-se. Esta e uma historia politica vivida pelos mais novos, que chama

a atenção para o que de humano falta na burocracia.

Ficha técnica

Romain Goupil, Ficção França, 2010, 90’

Tema: Adolescência;

Público-alvo: 3.o Ciclo e Secundário;

Áreas: Filosofia, Formação Cívica, Psicologia Familiar, Educação Moral e Religiosa, Historia, Geografia;

Assunto: neste filme, abordam-se questões relacionadas com a emigração, com as funções e “obrigações” da Escola e da família.

Alguns tópicos para futura exploração: Gostarias de viver completamente só? És obrigado a respeitar sempre os outros? Somos todos iguais? Para vivermos em sociedade precisamos sempre de regras? És igual aos outros? O que deves aos teus pais? Podes escolher ser quem és?

 

Mais informações

Aqui