29
mai2021
10h30
Até
27
jun2021 domingo
16h30

Atletas de cá

Lourinhã
Galeria Municipal da Lourinhã
Fotografia

Sinopse

Desporto, atividade física, individual ou em grupo, profissional ou amador, competitivo ou de lazer, é indubitavelmente um património humano precioso  que valoriza a identidade de um concelho. Esta narrativa visual levanta a ponta do véu do património desportivo da Lourinhã através de retratos de atletas de várias modalidades, idades e palmarés. São familiares, colegas e amigos que se cruzam no dia a dia e que transportam a Lourinhã para fora do seu concelho nas provas em que participam.

 

Por entre campeonatos e provas de maior ou menor relevância, sempre nos lembramos de ver nas fichas técnicas os nomes, clubes e origens dos atletas e dai perceber a importância que damos a esses heróis que dos pódios ao último lugar dão o que têm, avalizando um lugar na história.

 

Um agradecimento aos que participaram nesta exposição e um reconhecimento aos que não conseguimos incluir nesta etapa,  pelas restrições óbvias, e que tentaremos num futuro próximo aditar a esta pequena coleção. Esperamos que apreciem!

Mário Vasa e Pedro Zenkl

Ficha técnica

Biografias

 

PEDRO ZENKL

Pedro Zenkl, fotógrafo profissional desde 1993 com trabalhos publicados em vários meios de comunicação social: Jornal Record, Jornal O Jogo, Jornal A Bola, Jornal Correio da Manhã, Revista FHM, Revista Equitação, Revista Doze, Revista J, Jornal Sporting entre outras publicações. Colaborou ainda com as agências noticiosas Associated Press (AP) e Agence France Press (AFP). Deu apoio fotográfico em cursos de moda e fez colaborações com o Estúdio Homem Cardoso. De 1994 a 1995 exerceu o cargo de Fotógrafo de Cena na NBP Produções. Entre 2004 e 2006 foi Repórter Fotográfico e Sub Editor na Revista Sábado. Em 2003, com outros colegas de profissão, criou a Agência Zero Fotografia Lda. onde coordenou e executou trabalhos para clientes tão diversificados como: Ministério da Educação, Ministério da Agricultura e Ministério da Administração Interna; Lift Consulting, Euro RSCG, M Public Relations e Loyal Advisory, entre muitas outras agências de comunicação, publicidade e marketing; Siemens, CTT, Optimus, Compal, Grupo Sushi Café e como agência fotográfica oficial do Rock in Rio - Lisboa de 2004 a 2018. Atualmente trabalha como repórter fotográfico com enfoque em fotorreportagem e fotografia institucional.

 

MÁRIO VASA

(Torres Vedras, 1975), vive em Torres Vedras. Fotógrafo profissional desde 1998 com formação académica no Centro de Arte e Comunicação Visual (Ar.Co) e na World Academy em fotojornalismo. Colaborou com vários fotógrafos e agências, revistas, jornais e outras parcerias internacionais nas várias áreas do fotojornalismo. Conta com diversos prémios na área da fotografia e fotojornalismo. Nos últimos anos trabalha como freelancer, um pouco por todo o mundo. Atualmente trabalha como fotojornalista no Sporting Clube De Portugal.