25
May2021 Tuesday
19h30 Até 21h30

Beijar a Terra

Leiria
Teatro Miguel Franco
Cinema

Sinopse

Cerca de dois terços do solo mundial estão a ficar desertificados e o que resta da sua camada superior desaparecerá nos próximos 60 anos. Os pesticidas reformulados para as quintas com base em químicos tóxicos desenvolvidos pelo cientista alemão Fritz Haber - que também desenvolveu os venenos usados nas câmaras de gás do Holocausto - têm vindo a transformar os nossos solos em pó há décadas, causando pobreza e aquecimento global. Contudo, há esperança com a “agricultura regenerativa”, que poderá reequilibrar o nosso clima, reabastecer os nossos vastos recursos hídricos e alimentar o mundo.
Josh Tickell e Rebecca Tickell examinam a história reveladora do solo narrado por Woody Harrelson, três vezes nomeado ao Óscar da Academia e ativista ambiental. Incluindo o contexto histórico da “Bacia do Pó”, o maior desastre ambiental causado pelo Homem, o filme acompanha conservacionistas como Ray Archuleta, que ensina a agricultura regenerativa a agricultores, e a ministra francesa da Agricultura, Stéphane Le Foll, que introduziu a Iniciativa “4 por 100”, que foi assinada por 30 países, à exceção dos EUA, da China e da Índia.
“Beijar a Terra” leva-nos numa viagem pelo globo, mostrando um movimento mundial que visa regenerar o solo da Terra. A solução para muitos dos problemas que estamos a legar às próximas gerações é-nos apresentada por um grupo revolucionário de ativistas, cientistas, agricultores e políticos, onde se incluem Patricia Arquette, vencedora do Óscar e que ensina a compostagem termofílica a aldeães haitianos; o jogador de futebol americano Tom Brady e a sua esposa ativista Gisele Bündchen; Kristin Ohlson, a autora de “O Solo Salvar-nos-á”; e o ecologista e realizador John D. Liu, que está a ajudar a regenerar 36 mil km⊃2; de solo no local mais erodido do planeta.

Ficha técnica

Título: Beijar a Terra

Realizador:Joshua Tickell, Rebecca Harrell Tickell

Título Original: Kiss The Ground

Duração: 84 min

Origem: EUA (2020)

Classificação: m/12

 

Outras informações

Integrado na 10.ª edição do hádoc - Cinema Documental em Leiria

Prémios:

DOC LA 2020 – Melhor Documentário
London International Film Festival 2020 – Melhor Documentário
New York Movie Awards 2020 – Melhor Documentário