29
jan2023 domingo
16h30

Beniko Tanaka | Tenshô

Torres Vedras
Teatro-Cine de Torres Vedras Teatro-Cine de Torres Vedras
Teatro

Sinopse

Após longas viagens, os primeiros Portugueses a chegar ao Japão desembarcam em plena época dos Samurais, em 1543. Num diálogo entre culturas trocam-se comidas, religiões e armas.

Segue-se uma epopeia épica, que traz até à Europa os primeiros representantes do Japão, estes cristãos tinham como objetivo encontrarem-se com o Papa, em Roma. A viagem do Japão para Portugal demorou dois anos e meio. Aprenderam a falar português, a tocar instrumentos musicais, dançaram com nobres e começaram a comunicar na maneira ocidental, chegando a Lisboa em 1584. Ficaram na Igreja São Roque, visitaram a Torre de Belém, o Palácio de Sintra, a cidade de Évora, entre outros. Eram muito jovens, entre os 13 e os 14 anos e a embaixada foi um verdadeiro choque de culturas, repleto de emoções e aventuras.

A peça com manipulação das marionetas de sombras Japonesa ao vivo, inspira-se e baseia-se em fatos históricos do livro “Do Japão para o Alentejo”, de Tiago Salgueiro. Acompanhada pelos tambores de Tetsuro Naito e a flauta de Tomoko Takeda ((em gravação), a banda sonorajaponesa recheia este espetáculo de uma riqueza indescritível.

Ficha técnica

Direção, criação artística, cenário e marionetas: Beniko Tanaka

Texto: Beniko Tanaka

Narração (em gravação): Susana Travassos

Música original: Tetsuro Naito (tambor Taiko) / Tomoko Takeda (flauta Shinobue)

Edição de imagem: Miguel Falcato

Pesquisa histórica e apoio: Tiago Salgueiro, Autor do livro “Do Japão para o Alentejo” e Toru Suenaga, Historiador de Arima, Minami-Shimabara, Nagasáqui, Japão.

Outras informações

M/6

Preço: 2,00 euros