19
nov2021 sexta
18h30 Até 20h00

B&M 2021 - BOOKS & COOKING | Showcooking com Wine Pairing | Ricardo Raimundo e Rodrigo Martins

Alcobaça
Granja de Cister Granja de Cister
Gastronomia

Sinopse

BOOKS & COOKING
Show Cooking com Wine Pairing - Ricardo Raimundo e Rodrigo Martins
 
 
Local: Granja de Cister
Horário: 18h30 | 20h00
Duração: 90 minutos
Público-Alvo: Público Geral
Classificação Etária: M/6
Sinopse:
 
 
Deixe-se envolver e desperte os seus sentidos nesta viagem pelos melhores produtos da nossa região.
 
 
Ricardo Raimundo
Natural da região Oeste, o Chef Ricardo Raimundo é um apreciador e embaixador dos produtos locais e regionais. São vários os reconhecimentos e prémios na área da cozinha que o têm destacado em algumas competições e concursos em que tem participado, divulgador incansável da gastronomia Portuguesa.
Iniciou a vida académica na Escola de Hotelaria de Fátima e formou-se na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Depois de ter passado profissionalmente na Suíça, Brasil, Espanha, Inglaterra e Noruega, o amor às raízes fê-lo regressar a casa.
Atualmente, é formador de Cozinha e Pastelaria na Escola de Hotelaria de Fátima e na Escola Superior de Tecnologia do Mar de Peniche, colaborando com empresas da área da restauração, catering, e com uma agência de chefes em casa a Supperstarchefs . Pesquisando, recriando e aperfeiçoando a sua técnica na cozinha.
É precisamente inspirado pelos produtos da sua terra que nasce uma das suas mais populares criações, a sua icónica sobremesa A Maçã de Alcobaça. Uma receita com várias texturas de maçã inspirada na receita de maçã assada da sua avó e que ganhou o prémio Helmut Ziebell para inovação culinária no concurso de Chef Cozinheiro do Ano em 2015.
 
 
Rodrigo Martins
Nasceu no ano de 1979, nas Caldas da Rainha, sendo que toda a sua juventude foi passada em
Óbidos, de onde são naturais os seus pais e toda a sua família.
Em 1998 ingressa em Agronomia, no ISA (Lisboa), no curso de Eng.ª Agronómica, muito por
influência de um amigo de escola que também ingressou no ISA.
Com trabalho final de curso feito na vinha (Quinta de Pancas), no final do ano de 2003 é
convidado a integrar o corpo técnico da Associação dos Agricultores da Região de Alcobaça (AARA), onde inicia funções no dia 16 de Fevereiro de 2004. Nesse mesmo ano inicia o departamento técnico de viticultura na AARA, associação até então dedicada exclusivamente à fruticultura e suinicultura.
A paixão pelos vinhos era enorme, decidindo em 2006 ingressar no curso de Mestrado em Viticultura e Enologia, uma vez mais no ISA, em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto(FCUP), tendo feito trabalho de campo para a tese de mestrado na Quinta do Pinto (Merceana), uma vez mais sob orientação do Prof. Carlos Lopes.
Em 2008, ano em que termina o mestrado, é convidado a assumir as funções de enólogo na Adega Cooperativa de Alcobaça, função que ainda ocupa nos dias de hoje.
Em 2009 decide iniciar a sua vida de consultor técnico a solo, começando a trabalhar como consultor técnico de viticultura e enologia em algumas empresas espalhadas pelo país, tendo sempre como foco principal a região de Alcobaça, mais propriamente na Adega Cooperativa, na Cooperativa Agrícola e na Quinta dos Capuchos.
Em 2012 ingressa no quadro de júris do Internacional Wine Challenge, em Londres, um dos mais prestigiados concursos de vinhos a nível mundial, lugar que mantém até aos dias de hoje.
Em 2013 funda a empresa Authentic Wines, juntamente com o seu amigo Pedro Cabanita, empresa que se dedica exclusivamente à venda de vinhos feitos nas diversas empresas onde trabalha como consultor.
Em 2014 inicia um novo ciclo, agora como produtor, estando a fazer os seus próprios vinhos na aldeia dos Montes (Alcobaça).
Actualmente continua a sua vida profissional como consultor de viticultura e enologia, tendo estendido a sua área de acção a outras empresas e outras regiões, principalmente no Douro, Tejo, Lisboa e Alentejo, mantendo as originais colaborações em Alcobaça.
 
 
 
PROGRAMA COMPLETO AQUI - https://bit.ly/2Zry9Sj