10
nov2021 quarta
11h30 Até 13h00

B&M 2021 - CINEMA CONTEMPORÂNEO ANGOLANO: GERAÇÃO 80.

Alcobaça
Centro Cultural Gonçalves Sapinho, Benedita Centro Cultural Gonçalves Sapinho, Benedita
Cinema

Sinopse

CINEMA CONTEMPORÂNEO ANGOLANO: GERAÇÃO 80
Sessão de curtas-metragens de jovens realizadores angolanos com os convidados Ery Claver (Realizador) e a Tchiloia Lara (Produtora e Co-fundadora da G80).
 
 
Local: Centro Cultural Gonçalves Sapinho
Horário: 11h30
Duração: 90 minutos
Público-Alvo: Ensino Secundário + Público Geral
Classificação Etária: M/16
Moderador: Alberto Guerreiro
 
 
A Geração 80 tem o prazer de contar com uma equipa inspirada, que se sabe mover com criatividade nos desafios que é estar no terreno das produções, com uma dose saudável de insanidade. Se começamos com o desejo de três jovens em contar histórias angolanas, hoje somos uma rede que conecta e emprega mais de trinta pessoas nas diversas áreas do audiovisual, de criativos a técnicos.
 
 

 

 

Filmes
 
1999, EUA, Angola | 2019 | 17 mi Realização: Hugo Salvaterra | Produção Executiva: Jorge Cohen
O retrato poético e intimista de uma era comum a todos nós, que põe uma lupa entre o precipício da adolescência e o primeiro passo da maior idade.
 
Lúcia No Céu Com Os Semáforos, Angola | 2018 | 15 min | Realização: Ery Claver & Gretel Marín |
Um ser que só tem existência corporal, um objeto usado para satisfazer necessidades e desejos. Lúcia é o relato silencioso da mulher associado a um papel ou função sem o direito de ser quem é.
 
Os Ouvidos Que Ouvem, Angola | 2016 | 30 min | Realização: Hugo Salvaterra | Produção: Anthony James & Jorge Cohen
Jesus, crítico de música e radialista com uma compulsão para círculos, tenta fazer crescer a audiência do seu programa de rádio, “Os ouvidos que ouvem”, enquanto lida com uma vida amorosa complexa e rica em géneros musicais.
 
Alambamento, Angola | 2010 | 15 min | Realização: Fradique | Produção: Hassan Said & Jorge Cohen
A história de um homem que tem o "simples" sonho de ficar com a pessoa que ama na complicada cidade de Luanda. É aqui, onde se cruzam o caos e a paz, o singelo e o feio, a corrupção e a dignidade, que Matias vai ter que lutar por aquilo que quer.
 
 
 
 
 
 
ERY CLAVER, REALIZADOR
Ery Claver é um dos cineastas mais versáteis em Angola. Iniciou sua carreira como operador de câmera, trabalhando em inúmeros programas de televisão e documentários. Em 2013 ingressou na Geração 80 e aprofundou seu estilo como Diretor de Fotografia trabalhando nas curtas-metragem “Concrete Affection - Zopo Lady” (2014), e “Havemos de Voltar” (2017), ambas realizadas por Kiluanji Kia Henda e com produção Geração 80. Enquanto realizador assina várias curtas metragens, com destaque para “Lúcia no Céu com Semáforos” (2018) em parceria com Gretel Marín e “Enóquio que não tinha coração” (2020) em parceria com o irmão, Evan Cléver. Ery já teve o trabalho exibido em diversos festivais internacionais, com destaque para o Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, na França, o VIDEOEX - International Experimental Film and Video Festival, em Zurique e o FCAT - Festival de Cinema Africano, nas cidades de Tarifa eTânger. Ery também assina o guião da primeira longa metragem da Geração 80, em parceria com Fradique, “Ar Condicionado”.
 
 
 
TCHILOIA LARA, PRODUTORA
Tchiloia Lara é Gerente de Publicidade da Geração 80. Desenvolve projectos com clientes de diversos segmentos e produziu publicidades premiadas como o “Heróis de Azul” e “Sobas de Angola”. Fundou a produtora em 2010 ao lado de Fradique e Jorge Cohen e nestes 10 anos atuou na produção de inúmeros produtos audiovisuais, desde vídeos publicitários, corporativos, videoclipes e cinema. Assina a produção dos filmes “Havemos de Voltar” e “Do Outro Lado do Mundo”, reconhecidos internacionalmente. Tchiloia nasceu e cresceu em Luanda e é mestre em Gestão pela Universidade de Pretória, na África do Sul.

 

PROGRAMA COMPLETO AQUI - https://bit.ly/3mRrg4n