20
nov2021
15h00 Até 16h30

B&M 2021 - ENCONTRO COM ESCRITORES | Inês Teixeira e Rita Nabais

Alcobaça
Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça
Livro

Sinopse

Encontro com escritores | Inês Teixeira e Rita Nabais
Apresentação Literária com Venda de Livros
 
 
Local: Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça
Horário: 15h00
Duração: 90 minutos
Público-Alvo: Famílias
Classificação Etária: M/6
 
 
 
«Segue os teus sonhos. Eles vão mostrar-te o caminho até às estrelas.»
Quem vê a Inês nas redes sociais não imagina que, por detrás daqueles olhos enormes e rasgados, se escondia uma menina tímida. Muito tímida, até. Se hoje sorri para as câmaras com o à-vontade de uma profissional, foi porque enfrentou os seus medos, inseguranças e preocupações. E houve muitas vezes em que o mundo parecia estar contra ela. Mas não desistiu! Acreditou. E é sobre este percurso de superação e concretização de sonhos que nos fala abertamente neste livro.
Das histórias da infância ao percurso profissional, passando pelos momentos mais difíceis da adolescência, a Inês vai levar-te numa viagem repleta de dicas e conselhos para venceres os teus medos e, quem sabe, seres o próximo sucesso das redes sociais. Mas a principal mensagem que ela quer revelar -te é um segredo. Sim, um segredo só para ti, que tantas vezes, ao veres as suas publicações, te perguntaste: como é que ela consegue?
A Inês consegue porque percebeu que não precisa de nada nem de ninguém para ser feliz. Só tem de saber uma coisa: que é única e especial. Tal como tu também és. Não acreditas? Anda daí, a Inês mostra-te!
P.S.: As mensagens destacadas neste livro são para recortares e guardares para sempre.
 
 
 
 
 
INÊS TEIXEIRA
Tem apenas 17 anos, mas aos 16 já tinha criado a sua própria marca de roupa, a ItSmile.
Natural do Porto, Inês Teixeira é modelo da Central Models desde os 12 anos e uma das maiores influenciadoras em Portugal, sendo até embaixadora da Sumol. A sua aventura nas redes sociais começou no verão de 2017 quando, por brincadeira, começou a publicar vídeos numa aplicação chamada Musical.ly. Tudo mudou a partir desse momento.
Hoje em dia, tem 20 mil seguidores no Youtube, quase 80 mil no Instagram e mais de 100 mil no TikTok. São como uma família para ela, tanto que esgota salas sempre que marca encontros com os fãs.
Prestes a entrar na universidade, só tem um desejo para tudo o que a espera: continuar a ser a parte feliz do dia de todas as pessoas que a acompanham.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
RITA NABAIS
Rita Nabais nasceu nem Alcobaça.
Praticou Ballet Clássico durante toda a sua infância e adolescência, paixão que jamais abandonou. A par com esta atividade, sempre foi ávida consumidora de música, de diversos géneros, tendo sido jurada do Concurso de Música Moderna de Alcobaça durante quatro anos (1994/1998).
Após a conclusão do ensino secundário em Alcobaça mudou-se para Castelo Branco, onde viria a tornar-se professora, completando a Licenciatura em Ensino de Português e Inglês.
Durante este período, rico em produção cultural, organizou numerosos eventos culturais, nomeadamente Saraus Poéticos (declamando, coreografando e dançando) e Teatrais, Concertos, e Ciclos de Cinema.
Terminado o período de estudos regressou para o Oeste, tendo-se dedicado à docência. Fez inúmeras formações dentro e fora da sua área profissional, sendo de destacar: Filosofia para Crianças, Música, Literatura, Teatro, Dança e Modelagem.
O seu gosto por música, nomeadamente a busca constante pelas novas tendências musicais, levá-la-ia às cabines de DJ de inúmeros templos musicais por todo o país.
Em 2011, concluiu o Mestrado em Estudos Ingleses e Americanos, especialização em Estudos Inter-Artes (Cinema e Literatura), na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo defendido a tese “Edward Scissorhands de Tim Burton: um conto de fadas gótico?”.
Escreveu e publicou crónicas e crítica musical em diversos jornais regionais e sites de música até ao presente.
Em 2012, fundou as Edições Escafandro, com sede em Alcobaça, tendo até ao momento coordenado a edição de mais de uma dezena de obras, ocupando-se também da revisão e organização de textos.
Em dezembro de 2017 edita pelas Edições Escafandro e pela primeira vez em seu nome, “A História do Rock (para pais fanáticos e filhos com punkada)”. Foi posteriormente editado na Suécia (2018), Estados Unidos, Canadá e México (2019), Reino Unido e Austrália (2020) e no Brasil (2021).
 
Bio divertida para o site de música Altamont:
Viu os Nirvana ao vivo mas não se lembra bem. Tirou fotos com o Mark Sandman mas a câmara não tinha rolo. Tem a certeza que algumas canções foram feitas para ela, e chora mais vezes perante a beleza do que por tristeza. Recusa separar-se do armário carregado com centenas de cassetes, mesmo já não tendo uma aparelhagem onde as possa ouvir. Aprecia as novas tendências enquanto consome os clássicos. Se mandasse, fundia a Radar com a Nostalgia e obrigava todas as escolas a ensinar a história do rock. Pondera aprender Braille. Assim, se um dia ficar surda, poderá escutar as ranhuras do vinil com a ponta dos dedos. Escolhe músicas para fazer os outros dançar e acredita que fazer compilações é uma das Belas-Artes. Tem como missão provar que não existem pés de chumbo, apenas pessoas que ainda não ouviram a sequência perfeita de canções.
Por Nuno Matos Valente
 
 
 
PROGRAMA COMPLETO AQUI - https://bit.ly/2Zry9Sj