22
out2022
11h30 Até 13h00

B&M 2022 - Books & Cooking - Fermentados com Mil Grãos (Dulce)

Alcobaça
Cine-Teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro Cine-Teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro
Gastronomia

Sinopse

Books & Cooking - Fermentados vegetais - Dulce Costa (Mil Grãos)

Granja de Cister

11h30

Público Geral

M/6

90 minutos (sem intervalo)

Entrada livre

 

Fermentar vegetais é uma das melhores formas de preservar alimentos sem necessidade de usar o frio, tornando-os uma fonte natural de probióticos que ajudam a reforçar a nossa imunidade.

No nosso corpo temos mais microrganismos do que células humanas (cerca de 40 triliões de bactérias).

Quando fermentamos os vegetais, através de processos de fermentação natural, eles adquirem propriedades probióticas e tornam-se alimentos vivos.

Ao consumirmos alimentos fermentados, a nossa digestão fica facilitada, a nossa microbiota fica mais saudável e equilibrada e isso tem impacto direto na capacidade de absorver nutrientes, assim como na nossa imunidade.

Para além da fermentação ajudar a preservar os alimentos por mais tempo e potenciar o seu valor nutricional, ter um fermentado no prato ajuda a realçar o sabor e a textura, dando uma sensação de prazer acrescido quando os comemos.

Há várias técnicas para fermentar vegetais, as mais conhecidas são a salmoura, o chucrute e o kimchi, aos quais irão ser abordadas neste showcooking.

 

Sobre Dulce Costa

Autora do Blogue “Mil Grãos”.

Fez uma mudança profissional, depois de ser professora do ensino superior na área da engenharia durante 26 anos.

Começou a explorar a fermentação natural fazendo várias formações na área, inicialmente com o pão, área em que já facilitou mais de 40 workshops e formou centenas de pessoas, algumas das quais vieram a abrir, posteriormente, padarias de fermentação natural.  Mais tarde surgiram os vegetais e os queijos vegan feitos com técnicas de fermentação que usam apenas ingredientes naturais.

O mundo dos fermentados fascina-a pelas infinitas possibilidades e pelos benefícios que representam na conservação dos alimentos, pelo sabor único que adquirem e pelo impacto positivo na saúde de quem os consome.