16
out2022 domingo
16h00 Até 18h00

B&M 2022 - Encontro com escritores: Helena Sacadura Cabral e Jorge Pereira de Sampaio

Alcobaça
Biblioteca Municipal de Alcobaça - Auditório Biblioteca Municipal de Alcobaça - Auditório
Pensamento

Sinopse

Encontro com escritores: Helena Sacadura Cabral e Jorge Pereira de Sampaio

Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça

16h00

Público Geral

M/6

90 minutos

 

Helena Sacadura Cabral estreia-se no festival Books & Movies, para apresentar o seu último livro "Perdidos de Amor". A sessão será moderada pelo historiador alcobacense Jorge Pereira de Sampaio.

Sobre o Livro

Na vida e no amor, nunca devemos deixar palavras por dizer nem abraços por dar. Madalena é uma mulher num corpo de menina. Prestes a entrar na faculdade, nos idos anos 50, vive um coup de foudre que a vai marcar para sempre. A formação universitária era a concretização de um sonho, numa época em que as ambições femininas eram altamente limitadas. Quando conhece António, Madalena vive um sentimento único, avassalador e inexplicável. Por instantes, tudo fica em suspenso. Algo muda dentro de si, mas será a força do seu carácter, mais do que a paixão volúvel, a chama que iluminará as encruzilhadas que a vida coloca diante de si.

Através das cartas e dos registos que fez no seu diário ao longo de vários anos, acompanhamos a vida de Madalena, vivemos os seus amores, sentimos os seus medos, mas também as suas alegrias e a crença inabalável de que somos aquilo que fazemos de nós. Atravessando várias décadas, esta história é também o retrato de uma sociedade em mudança e a cristalização das conquistas femininas no passado recente.

Perdidos de Amor apresenta ainda um conjunto de histórias sobre os inexplicáveis caminhos que nos levam ao amor. Uns, difíceis e tortuosos. Outros, inteiros e alegres. Mas a verdade é só uma: uma vida sem afetos é uma vida sem sal.

Sobre Helena Sacadura Cabral

É licenciada em Economia, tendo obtido o prémio para o melhor aluno do Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (ISCEF). Desempenhou vários lugares de chefia na Administração Pública, tendo sido a primeira mulher a ser admitida nos quadros técnicos do Banco de Portugal. Foi também colaboradora da SIC e da RTP e colunista de diversos jornais e revistas. É autora de mais de duas dezenas de livros e concilia ainda a participação cívica com a atualização regular dos seus quatro blogues.

Sobre Jorge Pereira de Sampaio

Licenciado em História pela Universidade Lusíada (1993); Mestre em História da Arte pela mesma Universidade (1999); e Doutor em História na variante de História da Arte na mesma instituição (2006); Bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2000-2003). Desde 2007 é investigador do Centro de Estudos Históricos da Universidade Nova de Lisboa e, desde 2013, investigador associado do Centro de Humanidades da FSCH da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores. É membro de diversas instituições culturais nacionais e estrangeiras. Tem desenvolvido funções de programador cultural em Portugal e no Brasil. Tem organizado e participado em congressos, colóquios e conferências. Comissariou dezenas de exposições.