26
out2022 quarta
18h30 Até 20h00

B&M 2022 - Encontro com escritores: José Milhazes

Alcobaça
Biblioteca Municipal de Alcobaça - Auditório Biblioteca Municipal de Alcobaça - Auditório
Pensamento

Sinopse

Encontro com escritores:  José Milhazes e Jorge Prata

Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça

18h30

Público Geral

M/6

90 minutos

Entrada livre

 

José Milhazes é maior especialista português em história e cultura russas, tendo, em 1977, rumado à União Soviética para se licenciar em História da Rússia na Universidade Estatal de Moscovo. Tem sido uma opinião ouvida e respeitada no contexto da guerra entre a Rússia e a Ucrânia e estreia-se este ano festival Books&Movies para apresentar o seu mais recente trabalho “A Mais Breve História da Rússia”. A sessão será moderada pelo professor Jorge Prata.

Sobre José Milhazes

Nação de proporções colossais ou continente? Luz do mundo ou terra condenada? Aliado da Europa e do Ocidente ou seu adversário mortal? Território de santos, czares, poetas, pintores, revolucionários e músicos, a Rússia é um enorme mistério que importa desvendar. Esconde uma história tão rica, antiga e diversa quanto desconhecida. José Milhazes, o grande especialista português da Rússia, propõe neste livro uma viagem fascinante que atravessa séculos e séculos da história, cultura e civilização russas, que começa nos povos eslavos vários séculos antes de Cristo e acaba na actualidade, com Putin. Nesta edição que inclui dezenas de fotografias e mapas – além de uma cronologia e de bibliografia aconselhada para quem quiser saber mais – fique a conhecer a geografia, os povos, as grandes figuras, efemérides e feitos desta grande nação em permanente devir.

Sobre Jorge Prata

Jorge Prata é doutorando em História, ramo História Medieval, mestre em História da Idade Média e em Estudos do Património, e professor de História na Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça.