25
out2022
18h30 Até 20h00

B&M 2022 - Encontro com escritores: Júlia Lello, Jorge Pereira de Sampaio e Ilda Velez

Alcobaça
Opera Café Opera Café
Pensamento

Sinopse

Encontro com escritores:  Júlia Lello, Jorge Pereira de Sampaio e Ilda Velez

Ópera Café

18h30

Público Geral

M/6

90 minutos

Entrada livre

 

Apresentação da mais recente obra poética de Júlia Lello, “Da Feminina Prudência”, lançado em 2022, com moderação do historiador Jorge Pereira de Sampaio e da professora Ilda Velez.

Sobre Júlia Lello

Maria Júlia de Fátima Soares Guimarães Lello nasceu em Luanda, onde passou os primeiros anos, tendo depois vivido em Lisboa, onde também estudou e trabalhou. Os seus primeiros poemas datam da adolescência, mas só em 1982 sairia o seu primeiro livro de poesia.  Colaborando frequentemente com instituições e projetos de índole cultural, para além da representação em antologias, como «O Lobo», «Inês de Castro - Antologia Poética» e outras, publicou ainda artigos abordando temas ligados a Pedagogia e/ou Teatro ou sobre a obra de Natália Correia de cujas tertúlias fez parte no Botequim. A sua atividade criativa liga-se igualmente às artes performativas, pela participação em espetáculos, quer de teatro, quer de poesia ou musicais.  Reformada do ensino oficial, continua a colaborar como voluntária em universidades sénior.

Sobre Ilda Velez

Ilda Azinhais Velez, licenciada em Direito e em Estudos Clássicos e Portugueses, com Mestrado em Literatura Portuguesa, depois de uma breve passagem pelo mundo do Direito, foi professora de Introdução à Política, de Economia, de Português, de Literatura Portuguesa,  de Latim e professora bibliotecária, na sua escola de sempre: a Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça. Encontra-se atualmente aposentada, mas continua a procurar fazer, o melhor possível, aquilo de que gosta e em que acredita: aprender; ensinar; defender a língua portuguesa; tornar os livros e a leitura uma necessidade e um prazer.

Sobre Jorge Pereira de Sampaio

Licenciado em História pela Universidade Lusíada (1993); Mestre em História da Arte pela mesma Universidade (1999); e Doutor em História na variante de História da Arte na mesma instituição (2006); Bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2000-2003). Desde 2007 é investigador do Centro de Estudos Históricos da Universidade Nova de Lisboa e, desde 2013, investigador associado do Centro de Humanidades da FSCH da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores. É membro de diversas instituições culturais nacionais e estrangeiras. Tem desenvolvido funções de programador cultural em Portugal e no Brasil. Tem organizado e participado em congressos, colóquios e conferências. Comissariou dezenas de exposições.