15
out2022
18h30 Até 20h00

B&M 2022 - Encontro com escritores: Nuno Valente e Ilda Velez

Alcobaça
Museu do Vinho de Alcobaça Museu do Vinho de Alcobaça
Pensamento

Sinopse

Encontro com escritores: Nuno Valente e Ilda Velez

Museu do Vinho (Taverna)

15 de outubro

18h30

Público Geral

M/6

90 minutos

Entrada livre

 

 

Apresentação novo livro do escritor alcobacense Nuno Valente “O Segredo da Lagoa Escura” com moderação da professora Ilda Velez.

Sobre a obra

Baseado em acontecimentos e personagens reais, O Segredo da Lagoa Escura conta a história ficcionada de D. Hermano Garrancho e Salomão Prudêncio que, dispostos a arriscar a própria vida, se infiltram na expedição liderada por Brito Capelo e pelo médico Sousa Martins para provar que a lenda da Lagoa Escura é verdadeira. Será que conseguem? Será que há mesmo uma lagoa na Serra da Estrela que tem ligação ao mar?

Sobre Nuno Valente

Nuno Matos Valente, já presente no Plano Nacional de Leitura, foi o vencedor da Bolsa de Criação Literária, tendo-se dedicado à produção d’O Segredo da Lagoa Escura, uma história de aventura inspirada nos livros de Júlio Verne. «Hontem levantaram-se cartas das lagôas Comprida, Escura e do Paixão. (...) Bello tempo. Regressaram os exploradores.» In Diário de Notícias a 10 de agosto de 1881. Com o ponto de partida nesta notícia, Nuno Matos Valente embarcou também nesta aventura e conta o Segredo da Lagoa Escura.

Sobre Ilda Velez

Ilda Azinhais Velez, licenciada em Direito e em Estudos Clássicos e Portugueses, com Mestrado em Literatura Portuguesa, depois de uma breve passagem pelo mundo do Direito, foi professora de Introdução à Política, de Economia, de Português, de Literatura Portuguesa,  de Latim e professora bibliotecária, na sua escola de sempre: a Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça. Encontra-se atualmente aposentada, mas continua a procurar fazer, o melhor possível, aquilo de que gosta e em que acredita: aprender; ensinar; defender a língua portuguesa; tornar os livros e a leitura uma necessidade e um prazer;