19
out2022 quarta
18h30 Até 20h00

B&M 2022 - Encontro com escritores: Richard Zimler e Vanda Marques

Alcobaça
Biblioteca Municipal de Alcobaça - Auditório Biblioteca Municipal de Alcobaça - Auditório
Pensamento

Sinopse

Encontro com escritores: Richard Zimler e Vanda Marques

Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça               

18h30

Público Geral

M/6

90 minutos

Entrada livre

 

O conceituado escritor norte-americano, residente no Porto, Richard Zimler estreia-se no Festival Books&Movies para apresentar a sua obra “Insubmissos”. A sessão será moderada pela autora alcobacense Vanda Marques.

Sobre Richard Zimler

Richard Zimler nasceu em 1956 em Roslyn Heights, um subúrbio de Nova Iorque. Fez um bacharelato em Religião Comparada na Duke University e um mestrado em Jornalismo na Stanford University. Trabalhou como jornalista durante oito anos, principalmente na região de São Francisco. Em 1990 foi viver para o Porto, onde lecionou Jornalismo, primeiro na Escola Superior de Jornalismo e depois na Universidade do Porto. Tem atualmente dupla nacionalidade, americana e portuguesa. Desde 1996, publicou doze romances, uma coletânea de contos e seis livros para crianças. A sua obra encontra-se traduzida para 23 línguas. Para mais informações sobre o autor, visite o site www.zimler.com

Sobre o livro “Insubmissos”

Depois da morte de muitos dos seus amigos, um professor de guitarra clássica, mundano, judeu e antiga estrela da equipa de basquetebol de Greenwich Village, decide abandonar os Estados Unidos e procurar uma nova vida em Portugal. Mas aquilo a que ele chama o eclipse viral da sexualidade persegue-o até ali, quando António, o seu mais talentoso aluno, testa positivo para VIH e ameaça desistir da vida aos vinte e quatro anos. Desesperado por mostrar ao jovem que ele ainda tem um futuro pela frente, «o Professor» organiza uma viagem de carro com destino a Paris, esperando ser capaz de convencer um virtuoso a aceitá-lo como aluno. O pai de António, um homem rígido e presença distante na sua vida, decide acompanhá-los e, de passagem, os três mergulham num triângulo de aventuras, violência e revelações pessoais. Será que de caminho vão encontrar uma oportunidade de redenção? Publicado originalmente em 1996, e inédito até agora em Portugal, Insubmissos é um romance vívido e intimista que ousa dar luz a temas que ainda persistem nas sombras.

Sobre Vanda Marques

Professora e escritora alcobacense que se tem dedicado a trabalhar sobre temas e personalidades históricas para o público infanto-juvenil. A vontade de contar a História de Portugal aos mais pequenos, tornando-a numa missão de vida, tem vindo a materializar-se em vários livros: “A Herança de D. Filipa e D. João I”, “7 Dias 6 Noites”, “O Rei e a Estrela”, “D. Nuno, O Santo Cavaleiro”, “D. Fuas Roupinho”, “A Padeira de Aljubarrota” e o “Amor de Pedro e Inês”. Vanda Marques também se dedica a narrar algumas destas histórias aos mais pequenos e é presença regular no festival Books&Movies.