22
out2022
16h00 Até 17h30

B&M 2022 - Lançamento do livro “Revelação”, de António Catarino

Alcobaça
Biblioteca Municipal de Alcobaça - Auditório Biblioteca Municipal de Alcobaça - Auditório
Livro

Sinopse

Lançamento do livro “Revelação”, de António Catarino

- com moderação do escritor Nuno Valente e do editor Rui Miguel Almeida

 

Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça

16h00

Público Geral

M/6

120 minutos (sem intervalo)

Entrada livre

 

 

O escritor natural da Benedita, António Catarino, vencedor do prémio Books&Movies em 2017, apresenta o seu novo livro “Revelação”.

Sobre o livro "Revelação"

E se Lisboa experimentasse o fim do mundo, tal como descrito no último livro da Bíblia, o Livro do Apocalipse, segundo São João?

Um velho escritor tenta salvar-se, enquanto o mundo colapsa à sua volta. No seu percurso cruza-se com duas crianças, gémeas, e vários outros sobreviventes, muitos deles logo arrebanhados para o julgamento final.

Uma questão permanece ao longo das páginas de “Revelação”… Quem será este escritor afinal?

Sobre o autor

Nasceu em Leiria a 26 de abril de 1973, mas foi registado como tendo nascido em Benedita (desta forma os pais pretendiam poupar-lhe os 40 quilómetros até à capital do distrito sempre que necessitasse de alguma certidão ou documento oficial – ecos dum país que mudaria drasticamente na véspera do seu primeiro aniversário). Talvez por isso sinta não pertencer a um só lugar ou a um único tempo, reinterpretando o mundo e criando realidades alternativas através da escrita e da fotografia, as duas formas de expressão artística que abraçou como autodidata. E, como não poderia deixar de ser, vive uma vida dupla: na primeira é formador externo em vários centros de formação profissional da zona oeste; na segunda é autor de variadas obras literárias e fotográficas, tanto a nível individual como coletivo. Nesta segunda encarnação recebeu já diversas distinções e galardões, dos quais se destaca o Prémio Internacional Books & Movies 2017 – Município de Alcobaça. É possível conhecer melhor o seu trabalho em www.amcatarino.com

 

Sobre Nuno Valente

Nuno Matos Valente, já presente no Plano Nacional de Leitura, foi o vencedor da Bolsa de Criação Literária, tendo-se dedicado à produção d’O Segredo da Lagoa Escura, uma história de aventura inspirada nos livros de Júlio Verne. «Hontem levantaram-se cartas das lagôas Comprida, Escura e do Paixão. (...) Bello tempo. Regressaram os exploradores.» In Diário de Notícias a 10 de agosto de 1881. Com o ponto de partida nesta notícia, Nuno Matos Valente embarcou também nesta aventura e conta o Segredo da Lagoa Escura.

Sobre Rui Miguel Almeida, editor

Nascido em Coimbra em 1975, viveu quase sempre em Aveiro, que sente como a sua cidade. Aos 10 anos, pedia dinheiro para gelados e voltava com livros de quadradinhos. Aos 15, jurava a pés juntos jamais usar fato e gravata, casar e ter filhos. Passou bem ao lado de uma carreira no futebol, e ainda mais ao lado de outra no rock n’roll, após descobrir que era melhor a tocar uma régua de 50 cms que uma guitarra. Além da literatura, as suas grandes paixões são a música e a fotografia. Adora futebol, praia e viajar. Os seus primeiros textos foram poemas apaixonados, de onde transitou para os amargurados. Aos 18 escrevinhou o seu primeiro trabalho de ficção, ao qual foi somando vários outros, todos a repousar na gaveta. "O diário do meu suicídio" é a primeira obra que publica. Presentemente, usa fato e gravata, é casado e tem dois filhos. Há muito que deixou de jurar a pés juntos.

 

BOOKS & MOVIES - FESTIVAL LITERÁRIO E DE CINEMA DE ALCOBAÇA | 8ª EDIÇÃO

PROGRAMA COMPLETO - AQUI