22
out2022
21h30 Até 23h00

B&M 2022 - Lançamento literário: "O Diabo" de Gonçalo M. Tavares

Alcobaça
Biblioteca Municipal de Alcobaça - Auditório Biblioteca Municipal de Alcobaça - Auditório
Livro

Sinopse

Lançamento do livro “O Diabo”, de Gonçalo M. Tavares

Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça

21h30

Público Geral

M/6

90 minutos

Entrada livre

 

Gonçalo M. Tavares, escritor homenageado desta edição do Books & Movies, irá fazer o lançamento nacional do seu novo livro “O Diabo” em Alcobaça. Uma boa oportunidade para conhecer de perto o escritor e o novo trabalho centrado no universo das Mitologias.

Sobre o livro

O Diabo, pela mão de Gonçalo M. Tavares, vem juntar-se ao mundo literário das Mitologias, um universo habitado por personagens que se movem num tempo e espaço indeterminados onde o referencial é aquilo que nos vai sendo contado. Aqui a verdade científica e a sua lógica pouco importam. Dotados dessa ampla liberdade, os leitores deambulam entre narrativas fantásticas que tanto actualizam explicações para um mundo em que vivemos como retratam traços marcantes da natureza humana que o habita. É um espaço imaginário onde, entre muitos outros, se entrecruzam o diabo, a escola, os corvos e o tractor, as palas com todas as suas limitações e virtualidades, o cemitério de aviões e a loucura, os direitos dos homens, o Grande-Armazém, o Povo-Armazenado, os três fios vermelhos, os Doze-Apóstolos, a canalização, os piolhos, o crânio de Olga, os nomes, Paris, os Nómadas, o Comboio e os Meninos, o Homem-que-Quando-Fala-Não-se-Entende-Nada, o crescimento de Alexandre (a linha recta). É um mundo de histórias e possibilidades quase infinitas em que um espaço ou uma máquina se podem transformar em personagem, mas é também um universo onde encontramos valores fundamentais, território privilegiado do mito, como o bem e o mal, o medo e a coragem, a tranquilidade e a violência, o desconhecido e o familiar.

Sobre o autor

Gonçalo M. Tavares é autor de uma vasta obra que está a ser traduzida e editada em cerca de sessenta países, em algumas das mais prestigiadas editoras, com livros que fazem dele um dos mais inovadores e mais traduzidos escritores europeus contemporâneos. Recebeu importantes prémios literários em Portugal e no estrangeiro. Recentemente, Le Quartier (O Bairro), o seu mais extenso projecto literário, recebeu o prestigioso Prix Lure Bataillon 2021, atribuído ao melhor livro traduzido em França, sucedendo assim à Nobel de Literatura Olga Tokarczuk, que recebeu este prémio em 2019, e ao escritor catalão Miquel de Palol. Ao longo das suas várias edições, já receberam o Prix Laure Bataillon autores como Giorgio Manganelli, Bohumil Hrabal, W.G. Sebald, Derek Walcott, John Updike, Hugo Claus e Hans Magnus Enzensberger, entre outros.

Ainda em 2021, O Osso do Meio foi premiado no Oceanos, e Diário da Peste, publicado nesse ano em Portugal, foi também alvo de uma ampla publicação internacional, estando a ser traduzido em sete países. Alguns prémios internacionais: Radoje Tatić Translation Award 2014 (Croácia, com Histórias Falsas); Prix Littéraire Européen 2011 (França, com Mr. Kraus and Politics); Special Prize of the Jury of the Grand Prix Littéraire du Web Cultura 2010 (França); Prix du Meilleur Livre Étranger 2010 (França, com Aprender a Rezar na Era da Técnica); Prémio Portugal Telecom 2007 (Brasil); Prémio Internazionale Trieste 2008 (Itália); Prémio Belgrado 2009 (Sérvia); Prémio Portugal Telecom 2011 (Brasil); Prémio Margarita Michelena 2019 (México, com Uma Menina Está Perdida no Seu Século à Procura do Pai), Prémio Oceanos, 2021. Foi por diferentes vezes finalista do Prix Médicis e do Prix Femina. Já recebeu diversos prémios pelo conjunto da sua obra, como o Prémio Literário Vergílio Ferreira pela «originalidade da sua obra ficcional e ensaística, marcada pela construção de mundos que entrecruzam diferentes linguagens e imaginários.»

Vasco Graça Moura escreveu que Uma Viagem à Índia dará ainda que falar dentro de cem anos. Vila-Matas comparou-o a Kafka.

Os seus livros deram origem, em diferentes países, a peças de teatro, dança, peças radiofónicas, curtas-metragens e objectos de artes plásticas, vídeos de arte, ópera, performances, projectos de arquitetura, teses académicas, etc.

 

 

BOOKS & MOVIES - FESTIVAL LITERÁRIO E DE CINEMA DE ALCOBAÇA | 8ª EDIÇÃO

PROGRAMA COMPLETO - AQUI