21
mai2022
10h00
Até
22
mai2022 domingo
17h00

BOM DIA, CERÂMICA!

Alcobaça
Museu Raul da Bernarda | Mosteiro de Alcobaça
Artesanato

Sinopse

BOM DIA, CERÂMICA!
21 E 22 MAI
 
 
Como em anos anteriores, as cidades e vilas de cerâmica portuguesas e membros honorários que a compõem, participam na jornada europeia das Cidades Cerâmicas BOM DIA, CERÂMICA! de 21 e 22 de maio de 2022, com o objetivo de chamar a atenção do público para a cerâmica nacional e europeia, através da realização de vários eventos: exposições; visitas guiadas; horário especial de funcionamento das oficinas e ateliers cerâmicos ou empresas cerâmicas; demonstrações de decoração de cerâmica, como jogos; museus abertos à noite; atividades para crianças; performances; concertos com instrumentos cerâmicos; conferências e palestras; e muitos mais. O Município de Alcobaça, enquanto membro fundador da APCVC, integra um programa variado onde ganha destaque os dias abertos nos museus, a exposição “Museu na Aldeia: Cabeças vai ao Museu Raul da Bernarda” e as visitas guiadas do Mosteiro de Alcobaça (DGPC) e Mosteiro de Coz. Associado ao programa está ainda uma programação online que integra a programação europeia via vídeo streaming.
 
 
 
21 E 22 MAIO
DIA ABERTO NO MUSEU
Museu Raul da Bernarda
Visita à exposição permanente da coleção da antiga fábrica Raul da Bernarda, reportando à louça artística de Alcobaça de finais do século XIX aos anos 50 do século XX.
10h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00
Exposição Museu na Aldeia: Cabeças vai ao Museu Raul
da Bernarda
Exposição Temporária
10h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00
Produção: SAMP | Rede Cultura 2027 | CMA – Museu Raul da Bernarda
 
 
 
21 E 22 MAIO
ONLINE
Apresentação performativa “Aldeia Vai ao Museu” da comunidade de Cabeças (Alvaiázare) e inauguração da exposição “Museu na Aldeia: Cabeças vai ao Museu Raul da Bernarda” Registo vídeo da iniciativa do projecto Museu na Aldeia no Museu Raul da Bernarda. A Aldeia de Cabeças (Alvaiázere) foi a mais recente comunidade a realizar a inauguração da sua própria exposição no âmbito do projeto Museu na Aldeia, desenvolvido pela Sociedade Artística e Musical de Pousos (SAMP, Leiria), inserido na programação da Rede Cultura 2027. A obra de co-criação desenvolvida pela comunidade de Cabeças, em conjunto com profissionais do Museu envolvido e a equipa artística SAMP, teve como inspiração a escultura de cerâmica “Cabeça Cruzada II” de Alberto Cidraes.
 
Vídeo disponível a partir das 01h00 de 21-05 - https://youtu.be/Nj1blNyZ5sw
 
 
 
22 MAIO . 15H
VISITA GUIADA DO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA
Os núcleos de escultura em Terracota do Mosteiro
Visita orientada por Cecília Gil
Público geral | Entrada gratuita | 90 min | Nº participantes: 15 pessoas
Inscrição prévia: [email protected]