24
jun2022 sexta
21h45 Até 22h45

Café com Filmes | AS AVENTURAS DO PRÍNCIPE ACHMED

Torres Vedras
Teatro-Cine de Torres Vedras Teatro-Cine de Torres Vedras
Cinema

Sinopse

Um feiticeiro maligno engana o Príncipe Achmed, convencendo-o a cavalgar num cavalo alado. O Príncipe percebe ser capaz de conduzir o cavalo que o leva por diversas aventuras, até que acaba por se apaixonar pela linda princesa Peri Banu. As Aventuras do Príncipe Achmed, de Lotte Reiniger, é considerado a primeira longa metragem de animação europeia. O filme é um jogo simples de luzes e sombras, um conceito que surgiu e foi muito popular na China, de onde são oriundas as famosas caixas de sombras. As figuras do filme, repleto de batalhas, comédia, romance, magia e confrontos com pequenos demónios, foram recortadas e manipuladas à luz de câmara pela realizadora.

 

 

 

 

"Uma obra-prima! Ela nasceu com mãos mágicas."

 Jean Renoir

Ficha técnica

Musicado ao vivo por Sérgio Costa e Jorri

 

Sérgio Costa (piano, orgão, flauta, saxofone) multi-instrumentista, compositor, arranjador e produtor. Estudou no Conservatório de Coimbra e na Escola Superior de Educação de Coimbra. Ainda em Coimbra integrou os Belle Chase Hotel. Desde 2000 em Lisboa, colaborou com JP Simões, tendo composto e dirigido a Ópera do Falhado e fundado com ele o Quinteto Tati. Estudou guitarra no Hot Clube de Portugal. Actualmente trabalha como teclista e arranjador de Vitorino, produtor - O'questrada, Mimicat, Chen Liony - e guitarrista/ compositor - LoboMiau. Entrou para o Real Combo Lisbonense em Janeiro de 2009. Jorri é músico, compositor dos a Jigsaw e produtor musical na empresa BLUE HOUSE.

 

 

João Silva (Jorri) Músico, compositor, produtor e instrumentista, nasceu em Coimbra a 20 de Abril de 1979, mas cresceu em Alcobaça até Ingressar na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Em 1999, surge em Coimbra, o projecto “a Jigsaw”, do qual é um dos membros fundadores. Banda essa, que além de músico e compositor, assume também o papel de Produtor. Embora sem nunca ter feito uma banda sonora para um filme, com a Jigsaw musicou vários, um dos quais durante o Festival Caminhos do Cinema Português. Já trabalhou com vários realizadores, não com bandas sonoras, mas com vídeos de música, dos quais destacaria António Ferreira. “The Wolf and The Rose” e “Objectosfera” são também dois espetáculos criados de raiz com o Marionetista Rui Sousa (Marionetas da Feira) onde a música faz a banda sonora da peça de Teatro de Marionetas. Mais recentemente esteve envolvido na peça de Teatro “Tomeo – Histórias Perversas” da Escola da Noite, onde concebeu todo o universo sonoro. Neste momento além de fazer parte de a Jigsaw, colabora com varias outras bandas da Cidade, Birds Are Indie, The Parkinsons, The Twist Connection, etc… bem como trabalha na Blue House, uma espécie de casa da criação, onde colabora principalmente com bandas da cidade de Coimbra.

 

 

 

 

Alemanha, 1926

Realização: Lotte Reiniger

Género: Animação/Fantasia

Duração: 65min