12
mai2022 quinta
21h00 Até 23h14

Café com Filmes | France

Torres Vedras
Teatro-Cine de Torres Vedras Teatro-Cine de Torres Vedras
Cinema

Sinopse

Um dos filmes sensação da Selecção Oficial em Competição do Festival de Cannes, France oscila entre a sátira política, a crítica aos media e o melodrama, apresentando-nos o retrato de uma jornalista, de um país e dos seus meios de comunicação. France de Meurs – cujo nome não foi escolhido ao acaso – é uma célebre jornalista que se desdobra entre a televisão, uma guerra distante e o frenesim da sua vida familiar. Após um acidente de viação, do qual resulta um ferido, France vê o seu mundo abalado e tenta refazer a vida de forma anónima, mas a fama dificulta-lhe a prossecução desse plano. Bruno Dumont tece uma crítica mordaz ao meio jornalístico, no seio do qual tudo parece fielmente apresentado, mas onde o real é, na verdade, encenado e reconstruído, constituindose como o resultado de uma sociedade do espectáculo e do sensacionalismo, na qual o imediato assume o papel principal.

 

“Uma obra prima espectral e deslumbrante, talhada à medida, com uma delicadeza de ourives, sobre a imbecilidade nas redes, o cinismo das elites e as injustiças gritantes que fazem parte do nosso quotidiano.”

          Le Monde

 

“Uma tragicomédia contemporânea sobre a máquina mediática cada vez mais descontrolada nos canais de informação contínua. […] France é o reflexo da nossa alienação e de um real esquecido, desmoronando-se sobre a sua própria reprodutibilidade.»

         Cahiers du Cinéma

Ficha técnica

Festival de Cannes - Seleção Oficial em Competição

TIFF Toronto International Film Festival – Special Presentations

 

 

 

França | Alemanha | Itália | Bélgica, 2021

Realização: Bruno Dumont

Género: Comédia, Drama 

Duração: 134 min

Outras informações

M/14

Entrada Livre