01
DezSábado
00h00
Até
15
OutTerça
00h00

Capela-Múndi - exposição temporária comemorativa do centenário da construção da Capelinha das Aparições

Ourém
Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Convivium de Santo Agostinho na Basílica da Santíssima Trindade
Museus

Sinopse

Composta por nove núcleos, a exposição assenta numa aturada pesquisa histórica que procura ler a Capelinha das Aparições como um dos mais importantes ícones do Santuário de Fátima.

Por ter sido construída a partir de um desejo que os Pastorinhos de Fátima asseguram ter sido transmitido pela Virgem Maria, este pequeno templo, de traça vernacular, é considerado o coração do Santuário de Fátima, e é ao seu redor que têm lugar as mais íntimas manifestsções de fé dos peregrinos da Cova da Iria.

Temáticas como a construção física da capela, os protagonistas que lhes estão ligados, a dinamitação em 1922 e a simbólica que lhe está associada serão tratados através da linguagem da museologia, recorrendo a peças de valor histórico e artístico não só do espólio do Museu do Santuário de Fátima como de outras instituições museológicas, incluindo museus, bibliotecas e palácios do Estado Português e de museus e arquivos da Igreja Católica. Também diferentes organismos eclesiais (paróquias, congregações religiosas, confrarias e dioceses do País e de Espanha) cederam peças para a exposição, o que proporcionará uma experiência que se pretende a um tempo de formação e de fruição estética.

 

Marco Daniel Duarte

Comissário da Exposição