13
ago2022
19h00 Até 20h00

Casa Vieira Guimarães: 1º Centenário

Tomar
Casa Vieira Guimarães
Livro

Sinopse

Comemora-se no presente ano de 2022 o primeiro centenário de um dos edifícios mais emblemáticos da paisagem nabantina: a Casa Vieira Guimarães.
É no decorrer de uma tese de doutoramento, na qual se empenha o tomarense João Amendoeira Peixoto, onde nasce um trabalho dedicado aos cem anos da habitação mandada edificar pelo médico, arqueólogo e historiógrafo José Vieira da Silva Guimarães (1864-1939).
Estamos perante um trabalho que descortina os acontecimentos em torno deste edifício, dando-nos a conhecer quem o idealiza, o arquiteto, os desenhos, os motivos, alguns momentos curiosos e até boatos.
A fotografia faz igualmente parte deste livro, trazendo o pormenor que permite estudar com maior detalhe os diferentes momentos.
De acordo com o autor, as datas nas varandas da Casa Vieira Guimarães, 1920 e 1922, pedem-nos a sua comemoração, assim como, o recordar do dr. Vieira Guimarães, pessoa dedicada à salvaguarda do património cultural nabantino e divulgação da sua terra natal.
João Amendoeira Peixoto, natural de Tomar, profissional de saúde a frequentar o doutoramento em História e Filosofia da Ciência na Universidade de Évora.

Ficha técnica

Organização: João Amendoeira Peixoto / Município de Tomar