15
Nov2019 Sexta
21h00 Até 22h31

CHÁ COM ARTE - Cultura da Paz | Diálogo Intercultural

Ourém
CONSOLATA MUSEU | Arte Sacra e Etnologia - FÁTIMA CONSOLATA  MUSEU | Arte Sacra e Etnologia - FÁTIMA
Multidisciplinar

Sinopse

“Humano — Uma Viagem pela Vida” Visualização de documentário Exposição temporária «AMAZÓNIA | Yanomami, os guardiões da “Casa Comum» e reservas da coleção de etnologia O chá serve-se com a arte de sermos humanos! Da imersão no documentário “Humano — Uma Viagem pela Vida”, somos conduzidos para a exposição temporária «AMAZÓNIA | Yanomami, os guardiões da “Casa Comum”», e dali viajamos para as reservas da coleção de etnologia, num diálogo intercultural que nos convida a entender a outra pessoa através de uma lição sobre a empatia.

 

“Mais de duas mil entrevistas de pessoas comuns estão reunidas neste documentário, que o realizador criou com o objetivo de tentar saber a essência e o que é comum no ser humano, em muitas culturas do mundo. As pessoas entrevistadas dizem espontaneamente o que pensam sobre o amor, a morte, o ódio, a discriminação, a desigualdade, a fome, a esperança e o sexo, entre tantos outros assuntos. Num texto assinado por Yann Arthus-Bertrand, o realizador aponta que: O facto de poder testemunhar tantas histórias de vida diferentes da minha fez-me pensar: Teremos todos o mesmo desejo de amor, liberdade e sucesso? Num mundo dividido entre a tradição e a modernidade, serão as nossas necessidades básicas as mesmas, em todo o lado? No fundo, o que significa, hoje, ser-se humano? Qual é o significado da vida? Será que partilhamos mais valores do que aqueles que imaginamos? E, se sim, porque continua a ser tão difícil compreendermo-nos uns aos outros?”.

https://observador.pt/2016/11/04

Ficha técnica

Em 2019, o Museu Municipal de Ourém (museu RPM) e a Liga de Amigos do Consolata Museu| Arte Sacra e Etnologia - Fátima (museu RPM) associam-se na celebração do Ano Internacional da Moderação. Ambos os museus unem esforços para, enquanto plataformas de cidadania, contribuírem para a amplificação das vozes da moderação através da promoção do diálogo, da tolerância, da compreensão e da cooperação.

Constituem iniciativas inscritas nesta missão duas conferências na rubrica “ Chá com Arte” agendadas respetivamente para a Casa do Administrador - Museu Municipal de Ourém, no dia 8 de novembro pelas 21h00, com o tema “Cultura da Paz – Diálogo Ecuménico” a cargo do jornalista e investigador em Ciências Religiosas Joaquim Franco e para o Consolata Museu |Arte Sacra e Etnologia, no dia 15 de novembro, pelas 21h00, com o tema “Cultura da Paz - Diálogo Intercultural”, visualizando-se e discutindo-se o documentário “Humano — Uma Viagem pela Vida” , seguindo-se a visita à exposição temporária «AMAZÓNIA | Yanomami, os guardiões da Casa Comum» e reservas da coleção de etnologia.