06
mai2021 quinta
17h00

CHÁ COM ARTE "“Do Milagre à Nazaré dos Pescadores. Diálogos entre a fé e a arte”

Ourém
Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia - Fátima Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia - Fátima
Museus

Sinopse

Do Milagre à Nazaré dos Pescadores. Diálogos entre a fé e a arte A devoção multissecular baseada no milagre de Nossa Senhora da Nazaré a D. Fuas Roupinho motivou a primeira representação artística da Nazaré, formulando uma iconografia própria, fixada a partir dos séculos XVI/XVII. Este será o ponto de partida para conversarmos acerca do papel da arte na elaboração dos discursos identitários e de como o programa figurativo associado à reprodução deste culto mariano continuou a entusiasmar os artistas até à contemporaneidade, mesmo quando, a partir de finais de Oitocentos, tenha alcançado maior relevo uma memória coletiva da Nazaré arreigada nas vivências da pesca artesanal. Traduzindo-se igualmente numa estética muito apelativa, a interpretação visual desta “Nazaré dos Pescadores” não deixou de evocar a iconografia primeva do Milagre, ainda que, mais do que os fins devocionais que lhe estavam na génese, se sobreponham agora os diálogos com a memória e a imagética marítima da comunidade.

Outras informações

O CONSOLATA MUSEU | Arte Sacra e Etnologia, em parceria com a sua Liga de Amigos (LaMase), retomará a iniciativa «Chá com Arte» em formato exclusivamente digital. Habitualmente este evento decorria em formato presencial numa das salas da exposição permanente, onde após a degustação de chá e biscoitos, num ambiente intimista, surgia um momento de entrevista e tertúlia com convidados especiais de reconhecido mérito do mundo das artes e cultura.

Adaptando-se às novas realidades, o “Chá com Arte” será transmitido em direto via Facebook do museu. A primeira sessão da temporada decorrerá no próximo dia 6 de maio, pelas 17h00, tendo como convidada especial Dóris Santos, Coordenadora do Museu Dr. Joaquim Manso – Museu da Nazaré (DRCC) e investigadora do Instituto de História da Arte da NOVA – FCSH, tendo como título “Do Milagre à Nazaré dos Pescadores. Diálogos entre a fé e a arte”.

FACEBOOK www.facebook.com/mase.fatima