Cia. João Garcia Miguel & Alma D'Arame | O Fim do Fim
Sinopse
O fim assalta-nos. O fim de todas as coisas que nos deixaram, que aprendemos, que construímos parece eminente. Vivemos a angústia do fim como quem sobe uma montanha. E uma montanha é um buraco virado do avesso. O tema é uma indefinível tensão entre dois mundos. O mundo que temos e esse outro que sonhamos. Em tempos inventaríamos as linguagens que nos ajudaram a construir essa utopia de mundo que mudou tudo à nossa volta. E que agora deixaram de servir essas linguagens. Porque impedem-nos de mudar. Porque nos aprisionam, limitam os sentidos e transformando-nos em informadores.
A ideia inicial era uma peça sobre o fim premeditado dos objetos a que se chama obsolescência programada. Uma morte prevista para os objetos. Aos poucos tornamo-nos, também, em objetos obsolescentes. O fim de todas as coisas é aceite com a alegria de que dá voz à vida aprendendo a dizer adeus. As coisas estão a mudar. Há correntes subterrâneas que nos empurram. Dançamos valsas e aos poucos transformamo-nos em cães. Somos filhos e frutos de experiências algorítmicas de empresas inovadoras. Não há nada que se possa fazer. Estamos a perder palavras. Cada dia um pouco mais. Está tudo a modificar-se radicalmente. Temos de aprender a modificar-nos também. Sentimo-nos cada vez melhor nesta vida de cão. E tudo para que haja um lugar para todos.
Ficha técnica
Uma Coprodução: Alma d’Arame & Companhia João Garcia Miguel
Ideia Inicial: Amândio Anastácio
Texto: João Garcia Miguel
Espaço Cénico e Encenação: Amândio Anastácio & João Garcia Miguel
Interpretação: Duarte Melo & Paulo Quedas
Música: João Bastos
Figurinos: Rute Osório de Castro
Equipa Técnica: João Sofio & Roger Madureira
Direção de Produção & Produção Executiva: Ricardo Falcão
Assessoria de Imprensa: HORA
Marketing Digital e Web Digital: Digital Workplace
Designer: Vasco Costa & Carolina Braga
Fotografia: Inês Sambas
Vídeo: Pedro Grenha
Teaser: Roger Madureira
Comunicação, Difusão e Circulação: João Murteira
Apoios: Câmara Municipal de Lisboa; Câmara Municipal de Montemor o Novo; Teatro Ibérico; Junta de Freguesia do Beato; Junta de Freguesia de Marvila; IEFP; RM – Vinhos Portugal
Espetáculo Financiado por: DGARTES; Governo de Portugal
Outras informações
M/12
Preço: 5,00 euros