21
Fev2020 Sexta
19h00 Até 21h00

Ciclo de conversas Duas Doses

Caldas da Rainha
Auditório do Museu Leopoldo de Almeida
Artesanato

Sinopse

Duas Doses é um ciclo de encontros mensal com dois convidados que vêm pôr a conversa em dia. Partilhar projectos, percursos e experiências ligadas ao Design e a outras práticas criativas.

Ficha técnica

SORAIA GOMES TEIXEIRA
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Vem falar-nos da presença das mulheres no Design Industrial em Portugal. Há, pelo menos, desde 1940 evidências da presença de mulheres relacionadas com a prática do design em Portugal, contudo poucas são aquelas que estão documentadas enquanto parte integrante na narrativa histórica do design português. É, por isso, importante que estas mulheres, o seu trabalho bem como o motivo pela qual estão omissas da história, façam parte do referencial e do discurso do Design em Portugal.
Soraia Gomes Teixeira vive e trabalha no Porto. Estudou Artes Visuais no ensino secundário, fez a licenciatura em Design Industrial no Instituto Politécnico do Porto e o mestrado de Design de Produto na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, tendo como tema de tese “Como o corpo molda o objecto e como o objecto molda o corpo”, trabalho orientado pelo designer e professor Miguel Vieira Baptista. Paralelamente, estudou clarinete em várias academias de música no Porto e Espinho.
Em 2015, depois de ser finalista da Mostra de Jovens Criadores Portugueses, representou Portugal na categoria de Design de Equipamento, na VII Bienal da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Em 2019 foi designer convidada pelo curador Miguel Flor das residências RARA do festival WALK&TALK, projeto que promove o diálogo entre técnicas artesanais locais e o design.
Em 2017, colaborou com o estúdio Ciszak Dalmas em Madrid. Frequentou o programa doutoral em Design na Universidade de Aveiro onde começou a investigar sobre a presença das mulheres no Design Industrial em Portugal.
Atualmente, trabalha em nome próprio em colaboração com a industria portuguesa, e leciona disciplinas de projeto enquanto professora assistente convidada na Escola Superior de Media Artes e design do Politécnico do Porto.
~~~~~~~~~~~~
JOANA SUBTIL
~~~~~~~~~~~~
Joana de nome, Subtil de apelido.
Nasceu em 1992 nas Caldas da Rainha, lugar que acaba sempre por voltar embora viva em Lisboa há 10 anos.
É licenciada em Design de Equipamento pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Foi colaboradora do Studio Astolfi durante 6 anos, onde se tornou directora de arte, coordenando projectos para identidades como a Hermès, José Avillez, Viúva Lamego, Oceanário de Lisboa, Claus Porto, etc. Em 2019, arriscou e desafiou-se a trabalhar como freelancer em direcção artística em diferentes áreas: cenografia, montras, instalações de arte, stands, curadoria de exposições, design de interiores, cenários para vídeo-clips e de publicidade. Hoje está focada em criar diferentes ambientes em espaços e trabalhar toda a sua componente estética. Do objecto aos cenários, do design de produto ao de interiores, Joana cria espaços onde o detalhe e o geral vivem em igualdade.