19
Jun2020 Sexta
15h00

(C)INESTESIA

Leiria
Lar São Francisco
Dança

Sinopse

S(C)INESTESIA pretende ser uma viagem pelos estados emocionais do ser humano. Trazendo ao público uma panóplia de

formas diferentes de os incorporar, os dois bailarinos abrem caminho para que este os possa pôr em perspetiva.

Usando a dança como linguagem base, linguagem abstrata mas empática, o concreto surge quando se reconhecem soslaios de emoções e trabalha-se assim a destruição de preconceitos.

Devemos todos saber definir o melhor possível as nossas emoções para conseguirmos ter uma maior capacidade de diálogo com o outro.

 

 

Sobre ESTADO DE EXCEPÇÃO,

Tendo como objetivo manter o contato direto com a comunidade através do uso de espetáculos improváveis e deambulantes (com teatro; música; literatura; artes plásticas; dança; entre outros).
A relação entre as pessoas é feita de uma forma concreta e ao vivo, através das suas janelas e jardins privados.
Pretende-se assim, durante o período de isolamento e de regresso a uma nova normalidade, ir ao encontro de toda a comunidade das freguesias do concelho de Leiria, a partir de maio. Três dias por semana (sexta, sábado e domingo), uma carrinha de grandes dimensões (de contentor fechado) deslocar-se-á pelo território e a sua caixa será o palco da rua, onde os artistas realizarão uma apresentação por dia em locais distintos. E todas as janelas e varandas serão plateias num teatro aberto ao ar livre.
Da janela, da varanda, do jardim, os leirienses poderão assistir a espetáculos que deambilam pela cidade na carrinha do Leirena Teatro. Poderão rir, emocionar-se, cantar, dançar e aplaudir.
As Ipss’s serão as primeiras instituições a terem o acesso à Arte.
Este projeto assume-se como um Estado de Exceção ao estado de exceção em que vivemos.
 
 
 
LEIRENA TEATRO - Companhia de Teatro de Leiria
Uma Casa para Toda a Comunidade

Ficha técnica

Criação, Interpretação e sonoplastia de Bruno Alves & Marta Jardim

Residência de Criação_RA100 & Palácio Pancas Palha_Companhia Olga Roriz

 

ESTADO DE EXCEPÇÃO

Direção Artistica: Frédéric da Cruz P.

Produção: Tânia Alves 

Assitente de produção: Patrícia Cecílio

Aconselhamento: Celeste Afonso

Design: Paulo Fuentez

Imagem: PHORMA

Equipa de Apoio: Carolina Ventura, Diogo Binnema, Estrela Cabral, Inês Valinho e Tiago Ferreira

 

UM PROJETO 2020: LEIRENA TEATRO - Companhia de Teatro de Leiria

Outras informações

Bruno Gomes Alves, nascido em 1981 em Leiria, licenciado pela Escola Supeior de Dança, Professor de Dança e Instrutor de Musculação CardioFitness certificado. Atualmente e desde 2014 integra o elenco fixo da Companhia Olga Roriz. Trabalha também com a Companhia Clara Andermatt na peça “Fica no Singelo” considerada a melhor peça do ano de 2014 pela imprensa Portuguesa. Trabalhou com vários coreógrafos em Portugal e na Alemanha dos quais se destacam, António Tavares, Benvindo Fonseca, Rui Horta, Silke Z., Maura Morales. No teatro destaca a peça "Vinte e Zinco" encenada por Maria João Rocha com coreografia de Catarina Câmara para o Teatro D. Maria II e o seu trabalho como actor em inúmeras peças infantis. Paralelamente ao trabalho de Bailarino leciona Movimento e Expressão Corporal para Actores, Técnica de Dança Contemporânea, Improvisação, Preparação Física para Bailarinos e Repertório em aulas regulares e workshops em várias academias de Dança e na F.O.R (Formação Olga Roriz - Curso profissionalizante).

 

Marta Reis Jardim. É natural de Portalegre onde passou a sua infância e adolescência. É apaixonada pelas múltiplas linguagens expressivas e pelas artes performativas contemporâneas. É Licenciada em Criação e Interpretação de Dança na ESD de Lisboa (2013/16).. Realizou um semestre de mobilidade "Erasmus + " na Theater Academy - University of the Arts Helsinki (Finlândia). No ano que ingressou na ESD foi também aceite no curso de Interpretação da ESTC de Lisboa. Possui o curso profissional de Saxofone Clássico pela EANA&EMCN (2005/15). Frequentou o curso Integral FOR Dance Theater (2016/18) na Companhia Olga Roriz (COR). Fez estágio profissional na LINGA Compagnie Suíça (jan17) e mais recentemente foi estagiária assistente de ensaios na criação da COR “Autópsia”19. Com o solo “Travessia_Trajectória2” recebeu Apoio à Criação e Residência Artística no âmbito da 1a edição do Interferências 19, promovido pela COR. “Travessia_Trajéctória3” esteve no Festival NocNoc 19. Correntemente encontra-se em fase de criação do trio TravessiaS (título provisório). “Alucinação26”com Alice Duarte e “Há Mar e Mar” com Magnum Soares são co-criações suas em início de rodagem. Tendo apresentado performances experimentais com Bruno Alves e Cristina Vizir (2020). Levou criações suas de curto formato como “...e com raízes fortes...”, “Perante isto somos dois” e “Carregando” à mostra de novos criadores do Festival Entrelaçados 16 e 17. Integrou o elenco de Eva Poro#2(2019) e Dancing(2018) de Madalena Vitorino, “Aqui” (2019) de Filipa Francisco e Bruno Cochat e “Estação Terminal” com a Companhia Limitada(2016). Como intérprete e formadora colaborou com CiM (2018/19). Realizou 4 intercâmbios internacionais na área das artes performativas Erasmus+ (DE,SE,GR,PT), em Portugal foi formadora e coreógrafa. No Teatro em 2019 interpreta Dulce no espetáculo “Mulheres na Casa de Régio” Comemorações da morte José Régio- Casa Museu de José Régio Portalegre. E colaborou mais recentemente com SUI GENERIS Companhia de Teatro(2020). No Cinema interpretou Margarida personagem da curta “Adeus Senhor António” de Júlia Buisel (2019). Interpreta Júlia na série “O nosso cônsul em Havana” de Francisco Manso (2018). Participou como figuração especial em “A Casa” (2016) de Rui Simões, “The Man who killed D.Quixote” de Terry Guilliam e “Chacun pour tous” de Vianney Lebasque. Participou como bailarina e atriz no filme institucional “Dance with Parkinson” - Bial (2017) e nas curtas académicas “VOLTAGEM” de Mariana Nunes (2019) e "MURO” de Ana Malato, Fabio Carvalho e Fernando Lopes (2016).

 

 

 

 

PARCERIA: Município de Leiria

Apoios:

Leiria Cidade Criativa da Música UNESCO, Freguesia de Regueira de Pontes, União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e CortesUnião das Freguesias de Marrazes e Barosa, União das Freguesias de Monte Real e Carvide, União das Freguesias de Santa Eufémia e Boa VistaFreguesia De ArrabalFreguesia De Bidoeira De Cima, Leiria, PortugalTeatro José Lúcio da Silva, Fundação Caixa Agrícola de Leiria, Lubrifuel - Combustíves e Lubrificantes Lda e Bigbrand comunicação visual.